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Tipo de Documento: Tese
Título: Sinaes : política de ordenamento para controle e poder do território
Autor(es): Silva, José Adailton Barroso da
Data do documento: 23-Fev-2018
Orientador: Conceição, Alexandrina Luz
Resumo: A expansão dos cursos superiores a partir da década de 1990 institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), através da lei 10.861, de 14 de abril de 2004, tendo como base a avaliação de três componentes principais: a avaliação das instituições, avaliação dos cursos e o desempenho dos estudantes. Esse sistema de avaliação passa a aferir a qualidade e expansão de novos cursos e controlar a oferta de vagas. A análise desenvolvida nessa tese entende que esse sistema faz parte da expansão do projeto neoliberal na educação, onde os Estados-nações passaram a reestruturar o ensino superior com o objetivo de atender à chamada Revolução Técnico-Científica. Este sistema foi implantado nas diferentes escalas geográficas, seguindo o modelo implantado na Europa, para colocar as universidades europeias no mesmo nível de competição das universidades norte-americanas, objetivando, medir a qualidade do ensino mediante metas de produtividade e eficiência de cursos e instituições. Nesse sentido a análise da Tese é conduzida a partir do entendimento da inclusão da educação no âmbito da lógica do sistema neoliberal. O olhar geográfico é fundante para o debate ao estabelecer a crítica ao Sinaes como condutor do discurso do desenvolvimento regional, e como um instrumento de poder na regulação do território para atender ao interesse da ação hegemônica do capital, apontando para uma política condutora de um discurso de qualidade, imposto por atores sintagmáticos, que envolvidos na implementação, discussão e embate contraditório entre a necessidade de regulação e controle, ordena o território e legitima a reprodução das desigualdades socioespaciais.
Abstract: The rise of higher education that started in 90s decade build the Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) by the law 10.861, 04/14/2004, which is based on a evaluation of three main components: The institution’s evaluation, course’s evaluation and the student’s performance. This system of evaluation starts to measure the quality and the expansion of new courses and control the offers to job. The analysis developed in this thesis understands that this system is part of the rise of the neoliberal’s project in education, where countries started to rebuild the higher education seeking to attend the Technical Scientific Revolution. This system was installed in various geographic scales, following the model installed in Europe, to bring European universities to the same level of competition as North-American ones, aiming, to measure the quality of education through productivity’s goals. The Thesis’ analysis is driven by the comprehension of education’s inclusion in neoliberal’s logic system. The geographic point of view is fundamental to the debate because it criticize the Sinaes as driver of the reginal development’s speech, and as an instrument of power for territory’s regulation to attend the interest of capital’s hegemonic action, leading to a policy concerned about quality, imposed by syntagmatic’s actors, that involved in the installation, discussion and contradictory crash between the regulation’s need, it controls the territory and legitimate the inequality’s reproduction.
Palavras-chave: Geografia humana
Desenvolvimento econômico
Capital (Economia)
Territorialidade humana
Ensino superior e Estado
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
Estado
Território
Sistema de avaliação
State
Capital
Territory
Evaluation system
Regional development
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Geografia
Citação: SILVA, José Adailton Barroso da. Sinaes : política de ordenamento para controle e poder do território. 2018. 145 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8725
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