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Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação da presença de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe-Campus Lagarto
Título(s) alternativo(s): Evaluation of presence of anxiety and depression symptoms on Medical students of the Federal University of Sergipe- Lagarto campus
Autor(es): Rollemberg, Gabriela de Santana Mendes
Data do documento: 13-Jul-2018
Orientador: Silva, Ana Maria Fantini
Coorientador: Aragão, Antonio Juviniano Santana de
Resumo: A presença de transtornos psiquiátricos durante a formação acadêmica é comum, sendo os depressivos e ansiosos os mais presentes. A depressão e a ansiedade são transtornos multifatoriais que envolvem diversos aspectos que devem ser levados em consideração para sua avaliação, acompanhamento e tratamento. Essas patologias podem afetar a vida acadêmica do estudante, fazendo com que o mesmo abandone suas atividades, saia de seu círculo social ou até mesmo desista do curso. Esta pesquisa avaliou a presença de sintomas de ansiedade e depressão em 143 estudantes do curso de medicina, com amostras semelhantes em cada ano do curso da Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto. Os participantes responderam dois questionários, o BDI (Beck Depression Inventory) e o BAI (Beck Anxiety Inventory) em aplicações coletivas presenciais em intervalos de aulas. Os resultados principais evidenciaram que 25,87% dos estudantes apresentaram algum grau de ansiedade de leve a grave, e 24,47% de depressão de leve a grave. A maior prevalência se encontrou no sexo feminino (68,57% dos casos de depressão e 70,27% dos de ansiedade, ambos de leve a grave) e índices significativamente mais altos de depressão no segundo ano (45,45% dos casos moderados e 66,67% dos graves), e de ansiedade no segundo ano (55,56% dos casos moderados e 50% dos graves) e no quinto ano (37,5% dos graves), que corresponde ao início do internato. Estes resultados mostram a importância da avaliação e acompanhamento do bem-estar emocional dos estudantes durante a graduação e da criação de serviços de apoio à saúde mental dos estudantes.
Abstract: The presence of psychiatric disorders during academic training is common, with the depressive and anxious being the most present. Depression and anxiety are multifactorial disorders that involve several aspects that must be taken into account for evaluation, follow-up and treatment. These pathologies can affect the academic life of the student, causing him to abandon his activities, leave his social circle or even give up the graduation. This research evaluated symptoms of anxiety and depression in 143 medicine students from Federal University of Sergipe- Lagarto. The participants had answered to two questionnaires, the BDI (Beck Depression Inventory) and BAI (Beck Anxiety Inventory in collective applications between classes. The main results showed that 25.87% of the students presented some degree of anxiety from mild to severe, and 24.47% from mild to severe depression. The highest prevalence was found in females (68.57% of cases of depression and 70.27% of anxiety cases, both mild to severe) and significantly higher rates of depression in the second year (45.45% of moderate cases and 66.67% of the severe ones), and anxiety in the second year (55.56% of the moderate cases and 50% of the severe ones) and in the fifth year (37.5% of the severe ones), which corresponds to when they become interns. These results show the importance of the evaluation and monitoring of emotional well-being during the graduation period and of the creation of student mental health support services.
Palavras-chave: Estudantes de medicina
Depressão mental
Ansiedade
Depressão
Medicine students
Depression
Anxiety
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DMEL - Departamento de Medicina Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: ROLLEMBERG, Gabriela de Santana Mendes. Avaliação da presença de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe-Campus Lagarto. 2018. 35 f. Monografia (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9385
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