Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9624
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Contribuições para a temática “natação” a partir da análise da produção do conhecimento em periódicos da Educação Física brasileira |
Autor(es): | Rocha, André Santos |
Data do documento: | 11-Ago-2016 |
Orientador: | Zoboli, Fábio |
Resumo: | A produção de conhecimento científico é uma forma de mapear e de discutir certa temática em diferentes campos do conhecimento na busca de compreender e apontar direcionamentos tentando responder questões da realidade concreta, estas produções são publicadas e veiculadas em periódicos impressos e online. Para este projeto monográfico perspectivou-se realizar uma investigação quantitativa a partir de textos completos de cinco periódicos da Educação Física Brasileira com extratos entre A1, A2, B1 e B2 (Motriz, Movimento, Pensar a Prática, Revista da Educação Física da UEM e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - RBEFE), buscando traçar o que vem sendo produzido e publicado nos mesmos em relação à temática natação. Portanto, coube ao seguinte trabalho compreender como essa temática vem sendo discutida nos periódicos da Educação Física Brasileira. A partir das análises desses periódicos nacionais foram buscados textos que possuíam em seu título a palavra-chave: “Natação”, sendo encontrados 29 textos, em que a Revista Motriz teve maior percentual das produções com 31% e 36% da quantidade de autores, pode perceber também que o sexo masculino produziu mais que o sexo feminino com 55% das produções. Os artigos foram sintetizados e agrupados em quatro (4) categorias: Uso de Experimentos com Ratos Relacionados à Prática da Natação (esta categoria foi a que obteve maior número de textos publicados); Aspectos do Treinamento e Uso de Suprimentos Relacionados à Prática da Natação; Aspectos Relacionados ao Ensino da Natação; Inserção e Memórias Corporais Femininas na Natação. Verificamos também que a região que mais publica é a região sudeste, sendo que nela esta concentrada a maioria das universidades catalogadas. Neste sentido, esta pesquisa é um passo imprescindível no que diz respeito ao trato da produção do conhecimento sobre a temática natação, possibilitando o aprofundamento e reflexão sobre o ensino, a produção de conhecimento, treinamento, por parte de outros pesquisadores, tendo este como panorama e ponto de partida, facilitando a busca e avanços concretos para esta temática |
Palavras-chave: | Educação Física Ensino de educação física Natação Produção de conhecimento Esportes |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Rocha, André Santos. Contribuições para a temática “natação” a partir da análise da produção do conhecimento em periódicos da Educação Física brasileira. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9624 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre_Santos_Rocha.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.