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Tipo de Documento: Monografia
Título: Gestão da informação : fluxo e controle de Ofícios em um Órgão Público de Aracaju/SE
Autor(es): Andrade, Tamiles Santos
Data do documento: 7-Mar-2018
Orientador: Paverchi, Silvia Regina
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo observar o grau de eficácia da gestão da informação, junto ao fluxo e controle de ofícios num órgão público de Aracaju, estado de Sergipe. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente com servidores responsáveis pelo manuseio do E-doc (SISGES), sistema eletrônico que gerencia ofícios. O referencial teórico utilizado versou sobre tecnologia da informação, gestão documental, E-doc, redação oficial e a atuação do profissional de Secretariado Executivo. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se como descritiva. Para coleta e análise dos dados utilizou-se a metodologia estudo de caso, com entrevistas e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas com intuito de verificar a eficácia do E-doc. Com os resultados, observou-se que o gerenciamento de documentos eletrônicos através do E-doc controla os ofícios de forma eficaz, facultando agilidade na produção, envio e recebimento desse tipo de documento, bem como na busca de informação e na tomada de decisão. Apesar de ser um sistema em processo de implementação, os usuários acreditam que o E-doc otimiza tempo e traz agilidade aos serviços prestados pela Secretaria
Abstract: This research aims to observe the information management effectiveness degree in flow and control of administrative letters in a public company at Aracaju, Sergipe. The research was developed at Secretaria Municipal do Meio Ambiente with workers responsible for using eletronic system which manage oficial administrative letters (ofício) through E-doc (SISGES). As theoretical reference there were approached information technology and document management and E-doc and oficial writing and the secretary executive work. The research has qualitative and descriptive nature. For data collection and analysis there was used case study methodology with interwiews and application of questionnaires with close and open questions with the intention of checking E-doc effectiveness. A result it could be observed that electronic document management through E-doc controls effectively official administrative documents (ofício) and empowers agility in the production for sending and receiving such kind of documents as well as searching information and making decision. Despite being a system in process of deployment its users agree the system optimizes time and brings agility to the services provided by the secretary studied
Palavras-chave: Secretariado Executivo
Ensino de secretariado executivo
Tecnologia da Informação
Gestão documental
E-doc
Redação oficial
Information technology
Document management
Executive secretary
Official writting
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Andrade, Tamiles Santos. Gestão da informação : fluxo e controle de Ofícios em um Órgão Público de Aracaju/SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (bacharelado em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9747
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