Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9770
Tipo de Documento: Monografia
Título: Percepção do conhecimento sobre parada cardiorrespiratória dos graduandos em Medicina de uma universidade pública com metodologia ativa de ensino
Autor(es): Roldão, Anne Christine Cardoso Moreno
Oliveira, Fernanda Machado
Data do documento: 11-Jul-2018
Orientador: Alves, Fabio Santos
Coorientador: Santos, Alan Jones Barbosa do Espirito
Resumo: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é um tema de grande relevância na área da saúde e fundamental na prática médica. A avaliação do conhecimento e oportunidade de aprendizado dos acadêmicos do curso de medicina no atendimento a PCR é de suma importância para avaliação do cenário atual de aprendizagem dos futuros profissionais de saúde. Com isso, esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos discentes com relação aos conhecimentos e oportunidades sobre parada cardiorrespiratória, comparando os alunos não internos com os internos, graduandos do método de aprendizagem baseada em problemas. Estudo transversal e descritivo, realizado em 2017, com 243 graduandos de medicina matriculados na Universidade Federal de Sergipe – Campus Universitário Professor Antônio Garcia filho, com aplicação de questionários que avaliaram os seguintes itens: leitura, aulas práticas, satisfatoriedade do conhecimento e capacidade de agir frente a uma PCR e comparou entre os dois grupos. Grande parte dos discentes 93,42% (227/243) referiram ter tido contato com o tema, a partir da leitura. Com relação a comparação dos resultados sobre os conhecimentos e oportunidades sobre PCR evidenciou-se em todos os itens uma melhor autoavaliação no grupo dos internos. Entretanto, a maioria dos estudantes 72,43% (175/243) julgaram seus conhecimentos como insatisfatórios.O presente estudo mostra resultados satisfatórios dos discentes não internos e internos de medicina da metodologia ativa com relação a percepção do conhecimento sobre PCR, com melhor avaliação nos alunos do grupo dos internos. Entretanto, fica evidente a necessidade de maior número cursos de capacitação durante a graduação, para formar médicos mais capacitados.
Abstract: The Cardiorespiratory Arrest (CRA) is a topic of great relevance in the health area and fundamental in medical practice. The evaluation of the knowledge and learning opportunity of the medical students in the assistance of the CRA is of paramount importance to evaluate the current learning scenario of the future health professionals. The aim of this study was to evaluate students' perceptions regarding the knowledge and opportunities of cardiorespiratory arrest, comparing the non-internal students with the internal ones, graduating from the problem-based learning method. A cross - sectional and descriptive study was carried out in 2017, with 243 medical students enrolled at the Federal University of Sergipe - Professor Antônio Garcia Filho University Campus, with questionnaires that evaluated the following items: reading, practical classes, knowledge satisfactory and ability to act against a PCR and compared between the two groups. A large part of the students 93.42% (227/243) reported having had contact with the subject from reading. With regard to the comparison of the results on the knowledge and opportunities on PCR, a better self-assessment was found in all the items in the group of internship students. However, the majority of students 72.43% (175/243) judged their knowledge unsatisfactory. The present study shows satisfactory results of non-internal and internal medicine students of the active methodology regarding the perception of knowledge about CRA, with better evaluation in the group of the internship students. However, there is a clear need for more training courses during graduation to train more qualified physician.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca
Ressuscitação cardíaca
Ensino
Educação médica
Parada cardíaca
Ressuscitação cardiopulmonar
Cardiac arrest
Cardiopulmonary resuscitation
Education
Medical education
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DMEL - Departamento de Medicina Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: ROLDÃO, Anne Christine Cardoso Moreno; OLIVEIRA, Fernanda Machado. Percepção do conhecimento sobre parada cardiorrespiratória dos graduandos em Medicina de uma universidade pública com metodologia ativa de ensino. 2018. 71 f. Monografia (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9770
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNE_CHRISTINE_CARDOSO_MORENO_ROLDÃO&FERNANDA_MACHADO_OLIVEIRA.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.