Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10048
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Materiais didáticos de língua inglesa para surdos em escolas públicas: algumas considerações
Autor(es): Rebelo, Abraão Marques
Silva, Francisca Rianne Rodrigues da
Lucas, Patrícia de Oliveira
Data do documento: 2018
Resumo: As escolas públicas constituem-se como um contexto complexo de ensino em que nem todos os participantes são beneficiados de igual modo. A aprovação do decreto nº. 5.626 de 2002 tornou obrigatório a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, doravante (Libras), como disciplina curricular, assim como o direito da pessoa surda ao ensino regular. Essas transformações contribuíram para tornar este ambiente de ensino ainda mais diverso. À vista disso, torna-se necessário ao professor fazer uso de ferramentas a fim de manter a efetividade e participação dos alunos em sala de aula. Portanto, os Materiais Didáticos (MDs) podem facilitar esse processo, que apesar de ser a ferramenta mais comum, não é a única que rege a prática docente. Conforme afirma Tomlinson (2005), todos os professores constituem-se como criadores de MDs, pois os mesmos selecionam, adaptam e complementam os materiais de acordo com as necessidades dos seus alunos. Por fim, propõe-se com o referido trabalho, analisar quais materiais didáticos de língua inglesa são usados atualmente para esse público especificamente.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Material didático
Surdos
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: REBELO, A. M.; SILVA, F. R. R. da; LUCAS, P. de O. Materiais didáticos de língua inglesa para surdos em escolas públicas: algumas considerações. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 299-307.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10048
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MateriaisDidaticosLinguaSurdos.pdf184,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.