Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10052| Document Type: | Trabalhos em Eventos |
| Title: | Multimodalidade e multiletramentos: um desafio para o ensino de língua inglesa |
| Authors: | Oliveira, Robson Henrique Antunes de |
| Issue Date: | 2018 |
| Resumo : | Podemos considerar a linguagem e a comunicação na sociedade pós-moderna como multimodal. Isso faz a escola ressignificar a educação linguística para além das epistemologias conteudistas tradicionais, mas que considere a linguagem em seus modos mais amplos e complexos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é propor reflexões em torno do conceito de multimodalidade e multiletramentos e suas possíveis contribuições para o ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública da contemporaneidade. Assim, salientamos que este é um trabalho de natureza majoritariamente teórico. As discussões aqui privilegiadas estão centradas na noção da abordagem da multimodalidade: Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009), Bezemer e Kress (2008, 2014, 2015, 2016), que tem impactado, de modo atraente, a forma como entendemos e usamos a língua e a linguagem em décadas recentes, levando em consideração a ideia de multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres (COPE; KALANTZIS, 2000). A proposta é justamente para fomentar e problematizar, de forma crítica, as concepções teóricas sobre a linguagem e seus respectivos desdobramentos para o ensino de inglês numa perspectiva mais marcante e formativa. |
| Keywords: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Letramento Multimodalidade Multiletramentos |
| Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| ISSN: | 2236-2061 |
| Is part of: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
| Language: | por |
| Institution: | LINC/UFS |
| Citation: | OLIVEIRA, R. H. A. de. Multimodalidade e multiletramentos: um desafio para o ensino de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 242-253. |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10052 |
| Appears in Collections: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MultimodalidadeMultiletramentos.pdf | 230,75 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
