Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10052
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Multimodalidade e multiletramentos: um desafio para o ensino de língua inglesa |
Autor : | Oliveira, Robson Henrique Antunes de |
Fecha de publicación : | 2018 |
Resumen: | Podemos considerar a linguagem e a comunicação na sociedade pós-moderna como multimodal. Isso faz a escola ressignificar a educação linguística para além das epistemologias conteudistas tradicionais, mas que considere a linguagem em seus modos mais amplos e complexos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é propor reflexões em torno do conceito de multimodalidade e multiletramentos e suas possíveis contribuições para o ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública da contemporaneidade. Assim, salientamos que este é um trabalho de natureza majoritariamente teórico. As discussões aqui privilegiadas estão centradas na noção da abordagem da multimodalidade: Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009), Bezemer e Kress (2008, 2014, 2015, 2016), que tem impactado, de modo atraente, a forma como entendemos e usamos a língua e a linguagem em décadas recentes, levando em consideração a ideia de multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres (COPE; KALANTZIS, 2000). A proposta é justamente para fomentar e problematizar, de forma crítica, as concepções teóricas sobre a linguagem e seus respectivos desdobramentos para o ensino de inglês numa perspectiva mais marcante e formativa. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Letramento Multimodalidade Multiletramentos |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | OLIVEIRA, R. H. A. de. Multimodalidade e multiletramentos: um desafio para o ensino de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 242-253. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10052 |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MultimodalidadeMultiletramentos.pdf | 230,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.