Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10064
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : A multimodalidade e os gêneros digitais: propostas de atividades em um livro didático de lingua inglesa
Autor : Costa, Maria Elizia Cavalcante
Medeiros, Sanzio Mike Cortez de
Fecha de publicación : 2018
Resumen: As mudanças recorrentes na comunicação e o advento de novas tecnologias têm impactos em diferentes campos da sociedade, inclusive no ensino de línguas, que precisa atender a essas novas demandas. Este trabalho reflete sobre as abordagens dessa nova configuração de linguagens a partir de atividades que contemplem o letramento digital em aulas de língua inglesa. Para isso, realizamos a análise de atividades da coleção IT FITS. da SM Editora, com ênfase na funcionalidade das propostas com vistas ao desenvolvimento do letramento digital. O trabalho justifica-se e baseia-se teoricamente nas ideias da pedagogia dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1994), que ressaltam a importância da escola enquanto responsável pelo desenvolvimento de diferentes letramentos a partir do estudo da linguagem, e autores que dialogam com a teoria dos multiletramentos, como Rojo (2012) e Cope e Kalantzis (2009), dentre outros. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, de natureza descritiva e interpretativista, na medida em que utilizamos o referencial teórico para refletir sobre o corpus analisado. Os resultados apontam que o livro analisado tem relevância quando se trata de desenvolver letramento digital, pois leva em conta a inserção dessas práticas multimídias presentes no cotidiano dos alunos.
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Multiletramentos
Livro didático
Letramento digital
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : COSTA, M. E. C.; MEDEIROS, S. M. C. de. A multimodalidade e os gêneros digitais: propostas de atividades em um livro didático de lingua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 94-107.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10064
Aparece en las colecciones: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MultimodalidadeGenerosDigitais.pdf239,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.