Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10064
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A multimodalidade e os gêneros digitais: propostas de atividades em um livro didático de lingua inglesa |
Autor(es): | Costa, Maria Elizia Cavalcante Medeiros, Sanzio Mike Cortez de |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | As mudanças recorrentes na comunicação e o advento de novas tecnologias têm impactos em diferentes campos da sociedade, inclusive no ensino de línguas, que precisa atender a essas novas demandas. Este trabalho reflete sobre as abordagens dessa nova configuração de linguagens a partir de atividades que contemplem o letramento digital em aulas de língua inglesa. Para isso, realizamos a análise de atividades da coleção IT FITS. da SM Editora, com ênfase na funcionalidade das propostas com vistas ao desenvolvimento do letramento digital. O trabalho justifica-se e baseia-se teoricamente nas ideias da pedagogia dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1994), que ressaltam a importância da escola enquanto responsável pelo desenvolvimento de diferentes letramentos a partir do estudo da linguagem, e autores que dialogam com a teoria dos multiletramentos, como Rojo (2012) e Cope e Kalantzis (2009), dentre outros. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, de natureza descritiva e interpretativista, na medida em que utilizamos o referencial teórico para refletir sobre o corpus analisado. Os resultados apontam que o livro analisado tem relevância quando se trata de desenvolver letramento digital, pois leva em conta a inserção dessas práticas multimídias presentes no cotidiano dos alunos. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Multiletramentos Livro didático Letramento digital |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | COSTA, M. E. C.; MEDEIROS, S. M. C. de. A multimodalidade e os gêneros digitais: propostas de atividades em um livro didático de lingua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 94-107. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10064 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MultimodalidadeGenerosDigitais.pdf | 239,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.