Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10064| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título : | A multimodalidade e os gêneros digitais: propostas de atividades em um livro didático de lingua inglesa |
| Autor : | Costa, Maria Elizia Cavalcante Medeiros, Sanzio Mike Cortez de |
| Fecha de publicación : | 2018 |
| Resumen: | As mudanças recorrentes na comunicação e o advento de novas tecnologias têm impactos em diferentes campos da sociedade, inclusive no ensino de línguas, que precisa atender a essas novas demandas. Este trabalho reflete sobre as abordagens dessa nova configuração de linguagens a partir de atividades que contemplem o letramento digital em aulas de língua inglesa. Para isso, realizamos a análise de atividades da coleção IT FITS. da SM Editora, com ênfase na funcionalidade das propostas com vistas ao desenvolvimento do letramento digital. O trabalho justifica-se e baseia-se teoricamente nas ideias da pedagogia dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1994), que ressaltam a importância da escola enquanto responsável pelo desenvolvimento de diferentes letramentos a partir do estudo da linguagem, e autores que dialogam com a teoria dos multiletramentos, como Rojo (2012) e Cope e Kalantzis (2009), dentre outros. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, de natureza descritiva e interpretativista, na medida em que utilizamos o referencial teórico para refletir sobre o corpus analisado. Os resultados apontam que o livro analisado tem relevância quando se trata de desenvolver letramento digital, pois leva em conta a inserção dessas práticas multimídias presentes no cotidiano dos alunos. |
| Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Multiletramentos Livro didático Letramento digital |
| Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| ISSN : | 2236-2061 |
| Es parte de: | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
| Idioma : | por |
| Institución: | LINC/UFS |
| Citación : | COSTA, M. E. C.; MEDEIROS, S. M. C. de. A multimodalidade e os gêneros digitais: propostas de atividades em um livro didático de lingua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 94-107. |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10064 |
| Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MultimodalidadeGenerosDigitais.pdf | 239,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
