Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560
Document Type: Relatório
Title: Prática docente no ensino de língua portuguesa em Aracaju : a gramática normativa como instrumento de poder-saber
Authors: Soares, Gabriel Souza
Issue Date: 2018
Advisor: Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto
Resumo : Este trabalho é resultante de um programa de investigação1 que tem procurado pesquisar o ensino de língua portuguesa (doravante LP), nos ensinos fundamental e médio, sob uma perspectiva discursiva. Com isso, buscamos entender por que os professores de LP continuam a privilegiar o ensino da gramática normativa (doravante GN), no âmbito do município de Aracaju, Sergipe. À luz dessa pesquisa, foi possível percebermos que a escolha do ensino está muito além do conhecimento e/ou prática pedagógica, pois existe um processo discursivo que inculca nos docentes a obrigatoriedade de adotarem a GN como objeto principal de ensino. Dessa forma, ao utilizarem a GN como único instrumento de ensino, os professores acabam interditando outros possíveis objetos, tais como a oralidade, leitura, produção e compreensão de textos. Assim, a GN serve como um instrumento capaz de docilizar os corpos dos sujeitos estudantes. Portanto, entendemos o professor de LP como um partícipe de uma sociedade de discurso, em sua atuação em uma escola, uma instituição cuja base se encontra pautada na sociedade disciplinar. Com efeito, os alunos passam a repetir regras e discursos, tornando o ensino parafrástico.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Gramática normativa
Aracaju (SE)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560
Appears in Collections:28º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2017/2018
Relatórios de Iniciação Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenteLinguaPortuguesaAracaju.pdf536,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.