Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560
Tipo de Documento: Relatório
Título : Prática docente no ensino de língua portuguesa em Aracaju : a gramática normativa como instrumento de poder-saber
Autor : Soares, Gabriel Souza
Fecha de publicación : 2018
Director(a): Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto
Resumen: Este trabalho é resultante de um programa de investigação1 que tem procurado pesquisar o ensino de língua portuguesa (doravante LP), nos ensinos fundamental e médio, sob uma perspectiva discursiva. Com isso, buscamos entender por que os professores de LP continuam a privilegiar o ensino da gramática normativa (doravante GN), no âmbito do município de Aracaju, Sergipe. À luz dessa pesquisa, foi possível percebermos que a escolha do ensino está muito além do conhecimento e/ou prática pedagógica, pois existe um processo discursivo que inculca nos docentes a obrigatoriedade de adotarem a GN como objeto principal de ensino. Dessa forma, ao utilizarem a GN como único instrumento de ensino, os professores acabam interditando outros possíveis objetos, tais como a oralidade, leitura, produção e compreensão de textos. Assim, a GN serve como um instrumento capaz de docilizar os corpos dos sujeitos estudantes. Portanto, entendemos o professor de LP como um partícipe de uma sociedade de discurso, em sua atuação em uma escola, uma instituição cuja base se encontra pautada na sociedade disciplinar. Com efeito, os alunos passam a repetir regras e discursos, tornando o ensino parafrástico.
Palabras clave : Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Gramática normativa
Aracaju (SE)
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560
Aparece en las colecciones: 28º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2017/2018
Relatórios de Iniciação Científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DocenteLinguaPortuguesaAracaju.pdf536,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.