Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560
Tipo de Documento: | Relatório |
Título : | Prática docente no ensino de língua portuguesa em Aracaju : a gramática normativa como instrumento de poder-saber |
Autor : | Soares, Gabriel Souza |
Fecha de publicación : | 2018 |
Director(a): | Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto |
Resumen: | Este trabalho é resultante de um programa de investigação1 que tem procurado pesquisar o ensino de língua portuguesa (doravante LP), nos ensinos fundamental e médio, sob uma perspectiva discursiva. Com isso, buscamos entender por que os professores de LP continuam a privilegiar o ensino da gramática normativa (doravante GN), no âmbito do município de Aracaju, Sergipe. À luz dessa pesquisa, foi possível percebermos que a escolha do ensino está muito além do conhecimento e/ou prática pedagógica, pois existe um processo discursivo que inculca nos docentes a obrigatoriedade de adotarem a GN como objeto principal de ensino. Dessa forma, ao utilizarem a GN como único instrumento de ensino, os professores acabam interditando outros possíveis objetos, tais como a oralidade, leitura, produção e compreensão de textos. Assim, a GN serve como um instrumento capaz de docilizar os corpos dos sujeitos estudantes. Portanto, entendemos o professor de LP como um partícipe de uma sociedade de discurso, em sua atuação em uma escola, uma instituição cuja base se encontra pautada na sociedade disciplinar. Com efeito, os alunos passam a repetir regras e discursos, tornando o ensino parafrástico. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Gramática normativa Aracaju (SE) |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa |
License: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560 |
Aparece en las colecciones: | 28º Encontro de Iniciação Científica da UFS Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2017/2018 Relatórios de Iniciação Científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DocenteLinguaPortuguesaAracaju.pdf | 536,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.