Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11269
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Desenvolvendo os multiletramentos a partir da leitura e produção de memes
Autor(es): Matos, Manoel Rodrigues de Abreu
Data do documento: 2019
Orientador: Oliveira, Derli Machado de
Resumo: Este material é resultado da pesquisa desenvolvida por mim no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana, entre os anos 2017 e 2018, sob a orientação do Professor Doutor Derli Machado de Oliveira. O objetivo deste caderno pedagógico é oferecer ao professor mais uma alternativa para possibilitar a ampliação dos multiletramentos dos alunos. Se a linguagem pode ser representada por múltiplos elementos semióticos, é preciso, então, pensarmos em estratégias para aproximarmos o nosso fazer pedagógico ao universo dos alunos. Com atividades voltadas para leitura e produção de memes, focamos na identificação, articulação e (re) significação das semioses e intertextos que fazem parte da composição dos memes, acreditando que isso pode proporcionar aos alunos o desenvolvimento dos multiletramentos, uma necessidade para o contato proficiente com os demais textos multissemióticos e multimidiáticos da contemporaneidade. Nosso desejo é que este caderno seja mais um instrumento didático-pedagógico para as aulas de Língua Portuguesa, sobretudo, no que se refere à leitura, interpretação e produção textual. Porém, apesar das atividades aqui sugeridas, acreditamos que o professor, conhecedor da sua turma e da realidade que a envolve, sabe o que funciona bem com seus alunos. Dessa forma, caro docente, fique à vontade para adotar as sugestões que seguem e para adequá-las a sua realidade. No decorrer deste caderno, você encontrará alguns dos conceitos teóricos que fundamentaram a nossa pesquisa. Eles vão ajudar na compreensão e aplicação das atividades aqui sugeridas. Por fim, esperamos que este caderno pedagógico contribua para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, principalmente de Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Memes
Multimodalidade
Multiletramentos
Intertextualidade
Textualidade
Leitura
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Parte de : O gênero textual meme: práticas de leitura e produção textual para atribuição de sentido às múltiplas semioses
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11269
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOEL_RODRIGUES_ABREU_MATOS-Cadernopedagógico.pdf4,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.