Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12698
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | My last year as a student: music as an english language teaching and learning strategy |
Autor : | Santana, Michele Cruz Santos de Porto, Maria Augusta Rocha |
Fecha de publicación : | ago-2019 |
Resumen: | A música é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem de línguas desde a Idade Média, mais precisamente, entre 476 d.C. a 1453 (GOBBI, 2001). No entanto, as portas das salas de aula de Língua Inglesa se abriram oficialmente para ela a partir dos anos 1960, por meio da introdução do método Suggestopedia. A partir deste, outros métodos se apropriaram da canção como forma de aprendizado de Línguas Estrangeiras, estando presente no decorrer da história até a atualidade, caracterizada como Era Pós-Método (OLIVEIRA, Luciano, 2014). Como efeito, o presente trabalho busca abordar de maneira central as potencialidades que a música tem enquanto recurso significativo para ensinar a língua-alvo. Primeiramente, enfatiza a utilização da canção como material capaz de motivar a aprendizagem de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em seguida, a música é destacada como forma de reflexão de aspectos sociais e culturais. Defende, ainda, que a canção pode ser trabalhada de maneira semelhante ao poema, além de possibilitar o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, embasada em revisão de literaturas que abordam a temática proposta. Como resultado, esta investigação atesta que é possível integrar, através da música, cultura e literatura nas aulas de inglês. |
Palabras clave : | Ensino-aprendizagem Cultura Literatura Música Recurso metodológico Ensino de língua |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | SANTANA, M. C. S.; PORTO, M. A. R. My last year as a student: music as an english language teaching and learning strategy. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 290-304. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12698 |
Aparece en las colecciones: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MyLastYearStudent.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.