Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros
Autor : Feitosa, Mayara Oliveira
Fecha de publicación : ago-2019
Resumen: De acordo com Hall (2005), as transformações sofridas pelos sujeitos ao longo do fenômeno da modernidade mostram que o processo de globalização não se detém apenas a aspectos econômicos, mas características culturais, sociais e políticas. Assim, segundo Canclini (2005), o crescimento de tensões em todas as áreas de vida social, em interações massivas entre sociedades, nas expansões do mercado é decisivo para questionamentos sobre a interculturalidade com novos horizontes teóricos, ou seja, a partir de relações de negociação, conflito e empréstimos recíprocos. O objetivo deste artigo consiste em analisar como se constitui a interculturalidade em atividades da unidade Carpe Diem do livro didático Brasil Intercultural: Língua e cultura para estrangeiros, do nível intermediário. Foram utilizados pressupostos teóricos de Hall (2006) e Castells (1999). Notou-se que a referida unidade do livro Brasil Intercultural apresenta uma proposta de abordagem intercultural, tratando a língua como um lugar de interação e mediadora de relações entre sujeitos e mundos culturais diferentes. Assim, compreendendo a Linguística Aplicada como uma área de produção de conhecimentos que diz respeito às práticas discursivas que são produzidas na sociedade, observou-se que é fundamental que haja uma formação professores de línguas estrangeiras transgressora, a fim de romper com visões tradicionais de ensino e trabalhar questões humanitárias, a relação com outro, as identidades e as diferenças de forma crítica, bem como a interculturlidade e os sujeitos em interação.
Palabras clave : Português Língua Estrangeira (PLE)
Interculturalidade
Material didático
Livro didático
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : FEITOSA, M. O. Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 120-131.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737
Aparece en las colecciones: V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
InterculturalidadeLivroDidatico.pdf1,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.