Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros |
Autor : | Feitosa, Mayara Oliveira |
Fecha de publicación : | ago-2019 |
Resumen: | De acordo com Hall (2005), as transformações sofridas pelos sujeitos ao longo do fenômeno da modernidade mostram que o processo de globalização não se detém apenas a aspectos econômicos, mas características culturais, sociais e políticas. Assim, segundo Canclini (2005), o crescimento de tensões em todas as áreas de vida social, em interações massivas entre sociedades, nas expansões do mercado é decisivo para questionamentos sobre a interculturalidade com novos horizontes teóricos, ou seja, a partir de relações de negociação, conflito e empréstimos recíprocos. O objetivo deste artigo consiste em analisar como se constitui a interculturalidade em atividades da unidade Carpe Diem do livro didático Brasil Intercultural: Língua e cultura para estrangeiros, do nível intermediário. Foram utilizados pressupostos teóricos de Hall (2006) e Castells (1999). Notou-se que a referida unidade do livro Brasil Intercultural apresenta uma proposta de abordagem intercultural, tratando a língua como um lugar de interação e mediadora de relações entre sujeitos e mundos culturais diferentes. Assim, compreendendo a Linguística Aplicada como uma área de produção de conhecimentos que diz respeito às práticas discursivas que são produzidas na sociedade, observou-se que é fundamental que haja uma formação professores de línguas estrangeiras transgressora, a fim de romper com visões tradicionais de ensino e trabalhar questões humanitárias, a relação com outro, as identidades e as diferenças de forma crítica, bem como a interculturlidade e os sujeitos em interação. |
Palabras clave : | Português Língua Estrangeira (PLE) Interculturalidade Material didático Livro didático |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | FEITOSA, M. O. Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 120-131. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737 |
Aparece en las colecciones: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
InterculturalidadeLivroDidatico.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.