Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros |
Autor(es): | Feitosa, Mayara Oliveira |
Data do documento: | Ago-2019 |
Resumo: | De acordo com Hall (2005), as transformações sofridas pelos sujeitos ao longo do fenômeno da modernidade mostram que o processo de globalização não se detém apenas a aspectos econômicos, mas características culturais, sociais e políticas. Assim, segundo Canclini (2005), o crescimento de tensões em todas as áreas de vida social, em interações massivas entre sociedades, nas expansões do mercado é decisivo para questionamentos sobre a interculturalidade com novos horizontes teóricos, ou seja, a partir de relações de negociação, conflito e empréstimos recíprocos. O objetivo deste artigo consiste em analisar como se constitui a interculturalidade em atividades da unidade Carpe Diem do livro didático Brasil Intercultural: Língua e cultura para estrangeiros, do nível intermediário. Foram utilizados pressupostos teóricos de Hall (2006) e Castells (1999). Notou-se que a referida unidade do livro Brasil Intercultural apresenta uma proposta de abordagem intercultural, tratando a língua como um lugar de interação e mediadora de relações entre sujeitos e mundos culturais diferentes. Assim, compreendendo a Linguística Aplicada como uma área de produção de conhecimentos que diz respeito às práticas discursivas que são produzidas na sociedade, observou-se que é fundamental que haja uma formação professores de línguas estrangeiras transgressora, a fim de romper com visões tradicionais de ensino e trabalhar questões humanitárias, a relação com outro, as identidades e as diferenças de forma crítica, bem como a interculturlidade e os sujeitos em interação. |
Palavras-chave: | Português Língua Estrangeira (PLE) Interculturalidade Material didático Livro didático |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | FEITOSA, M. O. Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 120-131. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737 |
Aparece nas coleções: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InterculturalidadeLivroDidatico.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.