Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12738
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Em busca de definições para o bilinguismo: um mapeamento dos espaços de aplicação da língua inglesa na cidade de natal
Autor : Campos, Marília Gabriela da Silva Cavalcanti
Barreto, Juliana Pereira Souto
Fecha de publicación : ago-2019
Resumen: O fenômeno do bilinguismo vem crescendo no Brasil e, consequentemente, esse crescimento chega à cidade de Natal. Enquanto fenômeno e, ainda que, passível de observação, a manifestação bilíngue em espaços escolares é relativamente recente e, portanto, sua definição torna-se ainda um tanto “nebulosa”. No intuito de desvelar essas prováveis confusões entre conceitos e espaços em que se aplicam, pretende-se, com este artigo, apresentar algumas entre as diversas compreensões de uso para o termo bilinguismo, bem como para a educação bilíngue no Brasil e, mais especificamente, no contexto da cidade de Natal. Para tanto, ao longo do trabalho, faz-se referências ao que se compreende por conceito de bilinguismo para, então, descrever os espaços de atuação desse ensino, dito bilíngue a partir de suas características. Ao final do trabalho, é sugerido uma reflexão acerca da importância de se ter uma definição mais clara quanto ao conceito bilíngue e sua aplicação nos espaços de contexto educacional, a fim de maximizar as chances não só dos profissionais da área, mas de toda a comunidade escolar, de saber como direcionar os seus interesses, bem como de se desenvolver o mais próximo possível do objetivo a ser alcançado. Aponta-se, também, alguns desdobramentos a partir dos resultados aqui apresentados no intuito de direcionar as razões aparentes do crescimento quanto ao fenômeno bilinguismo e para onde começam a seguir as pesquisas.
Palabras clave : Bilinguismo
Educação bilíngue
Contexto educacional
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : CAMPOS, M. G. S. C.; BARRETO, J. P. S. Em busca de definições para o bilinguismo: um mapeamento dos espaços de aplicação da língua inglesa na cidade de natal. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 107-119.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12738
Aparece en las colecciones: V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BuscaDefinicoesBilinguismo.pdf1,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.