Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12738
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Em busca de definições para o bilinguismo: um mapeamento dos espaços de aplicação da língua inglesa na cidade de natal |
Autor : | Campos, Marília Gabriela da Silva Cavalcanti Barreto, Juliana Pereira Souto |
Fecha de publicación : | ago-2019 |
Resumen: | O fenômeno do bilinguismo vem crescendo no Brasil e, consequentemente, esse crescimento chega à cidade de Natal. Enquanto fenômeno e, ainda que, passível de observação, a manifestação bilíngue em espaços escolares é relativamente recente e, portanto, sua definição torna-se ainda um tanto “nebulosa”. No intuito de desvelar essas prováveis confusões entre conceitos e espaços em que se aplicam, pretende-se, com este artigo, apresentar algumas entre as diversas compreensões de uso para o termo bilinguismo, bem como para a educação bilíngue no Brasil e, mais especificamente, no contexto da cidade de Natal. Para tanto, ao longo do trabalho, faz-se referências ao que se compreende por conceito de bilinguismo para, então, descrever os espaços de atuação desse ensino, dito bilíngue a partir de suas características. Ao final do trabalho, é sugerido uma reflexão acerca da importância de se ter uma definição mais clara quanto ao conceito bilíngue e sua aplicação nos espaços de contexto educacional, a fim de maximizar as chances não só dos profissionais da área, mas de toda a comunidade escolar, de saber como direcionar os seus interesses, bem como de se desenvolver o mais próximo possível do objetivo a ser alcançado. Aponta-se, também, alguns desdobramentos a partir dos resultados aqui apresentados no intuito de direcionar as razões aparentes do crescimento quanto ao fenômeno bilinguismo e para onde começam a seguir as pesquisas. |
Palabras clave : | Bilinguismo Educação bilíngue Contexto educacional |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | CAMPOS, M. G. S. C.; BARRETO, J. P. S. Em busca de definições para o bilinguismo: um mapeamento dos espaços de aplicação da língua inglesa na cidade de natal. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 107-119. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12738 |
Aparece en las colecciones: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BuscaDefinicoesBilinguismo.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.