Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12918
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Percepções e modificações corporais
Authors: Olmedo Méndez, Carolina
Issue Date: Apr-2018
Resumo : O projeto “Percepções e modificações corporais” vem sendo desenvolvido a partir do estudo das reconfigurações identitárias dos imigrantes por meio das modificações corporais produzidas pelas relações destes com os brasileiros. Os objetivos do plano de trabalho contemplam o contato com a bibliografia sobre a interseção temática entre imigração e corpo como também a elaboração de fichamentos do material bibliográfico levantado, conjuntamente com a sistematização das principais formas de percepção e de modificações corporais assim também, conhecer os contextos e motivações relacionadas a elas. A coleta dos dados está sendo realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado aos imigrantes contatados, em sua maioria na UFS. A análise preliminar delas foi realizada com base nos principais conceitos estudados que são identidade, corpo, imigração e modificações corporais. Esta análise tem apontado que a principal motivação das modificações corporais dos imigrantes entrevistados está em que o Brasil é visto por eles como um país onde o corpo é uma dimensão que demanda muitos cuidados devido a que ele é mormente exposto o que os tem instigado a atender a esta dimensão de sua identidade como também a se relacionar com seu corpo de uma forma diferente e que não o tinham em seus lugares de origem. Concluísse por tanto que a discussão das identidades, do corpo como forma de materialização da identidade, e as modificações corporais no contexto dos estudos migratórios são relevantes uma vez que qualquer mudança realizada no corpo influi diretamente nas relações sociais.
Keywords: Sociologia
Identidade
Imigração
Modificações corporais
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: OLMEDO MÉNDEZ, C. Percepções e modificações corporais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12918
Appears in Collections:GT05 - Mobilidade Humana e Interculturalismo: Diversidade Cultural, Políticas de Integração e Direitos Humanos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepcoesModificacoesCorporais.pdf280,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.