Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12918
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Percepções e modificações corporais
Autor : Olmedo Méndez, Carolina
Fecha de publicación : abr-2018
Resumen: O projeto “Percepções e modificações corporais” vem sendo desenvolvido a partir do estudo das reconfigurações identitárias dos imigrantes por meio das modificações corporais produzidas pelas relações destes com os brasileiros. Os objetivos do plano de trabalho contemplam o contato com a bibliografia sobre a interseção temática entre imigração e corpo como também a elaboração de fichamentos do material bibliográfico levantado, conjuntamente com a sistematização das principais formas de percepção e de modificações corporais assim também, conhecer os contextos e motivações relacionadas a elas. A coleta dos dados está sendo realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado aos imigrantes contatados, em sua maioria na UFS. A análise preliminar delas foi realizada com base nos principais conceitos estudados que são identidade, corpo, imigração e modificações corporais. Esta análise tem apontado que a principal motivação das modificações corporais dos imigrantes entrevistados está em que o Brasil é visto por eles como um país onde o corpo é uma dimensão que demanda muitos cuidados devido a que ele é mormente exposto o que os tem instigado a atender a esta dimensão de sua identidade como também a se relacionar com seu corpo de uma forma diferente e que não o tinham em seus lugares de origem. Concluísse por tanto que a discussão das identidades, do corpo como forma de materialização da identidade, e as modificações corporais no contexto dos estudos migratórios são relevantes uma vez que qualquer mudança realizada no corpo influi diretamente nas relações sociais.
Palabras clave : Sociologia
Identidade
Imigração
Modificações corporais
ISSN : 2526-3013
Es parte de: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Idioma : por
Institución: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citación : OLMEDO MÉNDEZ, C. Percepções e modificações corporais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12918
Aparece en las colecciones: GT05 - Mobilidade Humana e Interculturalismo: Diversidade Cultural, Políticas de Integração e Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PercepcoesModificacoesCorporais.pdf280,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.