Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13286
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Programa Residência Pedagógica em Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo
Autor : Varjão, Geyvson Cardoso
Carvalho, Jacqueline Duque Silva
Santos, José Domingos de Jesus
Rocha, Lara Beatriz Aragão da
Souza, Mikaela de Jesus
Tomaz, Mycaelly Soarez
Araújo, Natalia Tereza de Souza
Dantas, Renata Lavínia da Cruz
Resende, Valdenir Martins de
Vasconcelos, Sílvia Souza Santos
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza
Fecha de publicación : feb-2020
Resumen: Neste resumo, apresentamos os resultados do Projeto ler, aprender e escrever: práticas de multiletramento na escola, desenvolvido nos 7º anos, 8º anos, 9º anos e na II Etapa da Educação de Jovens e Adultos / EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, situada no município de Aracaju/ SE, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em Letras. Esse programa é importante por contribuir tanto para a imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar, visando a articulação entre teoria e prática; quanto minimizar as deficiências de práticas de linguagem, como leitura e produção de texto, proporcionando eficaz aprendizagem no ensino fundamental. Para o desenvolvimento das intervenções pedagógicas, baseamo-nos nos conceitos de sequência básica (COSSON, 2006). Os resultados obtidos evidenciaram maior autonomia dos graduandos, já que, a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos da escola-campo, os residentes tiveram de elaborar sequências didáticas e planejamento de aulas com o propósito de sanar as necessidades apresentadas. Inicialmente, apresenta-se os objetivos do projeto; em seguida, as metodologias adotadas; na sequência, o desenvolvimento das atividades propostas e, por fim, as considerações finais.
Palabras clave : Aprendizagem
Educação
Escrita
Leitura
Letramento
Ensino de língua portuguesa
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma : por
Institución: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13286
Aparece en las colecciones: RP Português (São Cristóvão)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RP_Portugues_Prof_Taysa_SC_2.pdf175,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.