Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13286
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Programa Residência Pedagógica em Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo |
Autor(es): | Varjão, Geyvson Cardoso Carvalho, Jacqueline Duque Silva Santos, José Domingos de Jesus Rocha, Lara Beatriz Aragão da Souza, Mikaela de Jesus Tomaz, Mycaelly Soarez Araújo, Natalia Tereza de Souza Dantas, Renata Lavínia da Cruz Resende, Valdenir Martins de Vasconcelos, Sílvia Souza Santos Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | Neste resumo, apresentamos os resultados do Projeto ler, aprender e escrever: práticas de multiletramento na escola, desenvolvido nos 7º anos, 8º anos, 9º anos e na II Etapa da Educação de Jovens e Adultos / EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, situada no município de Aracaju/ SE, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em Letras. Esse programa é importante por contribuir tanto para a imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar, visando a articulação entre teoria e prática; quanto minimizar as deficiências de práticas de linguagem, como leitura e produção de texto, proporcionando eficaz aprendizagem no ensino fundamental. Para o desenvolvimento das intervenções pedagógicas, baseamo-nos nos conceitos de sequência básica (COSSON, 2006). Os resultados obtidos evidenciaram maior autonomia dos graduandos, já que, a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos da escola-campo, os residentes tiveram de elaborar sequências didáticas e planejamento de aulas com o propósito de sanar as necessidades apresentadas. Inicialmente, apresenta-se os objetivos do projeto; em seguida, as metodologias adotadas; na sequência, o desenvolvimento das atividades propostas e, por fim, as considerações finais. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Educação Escrita Leitura Letramento Ensino de língua portuguesa |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13286 |
Aparece nas coleções: | RP Português (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Portugues_Prof_Taysa_SC_2.pdf | 175,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.