Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13338
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Leitura e produção de textos literários no ensino básico: contribuições do PIBID-Letras para o ensino da língua materna no Colégio Municipal Josué Passos – Ribeirópolis/SE |
Autor : | Emilly, Cláudia Santos, Damares Vieira Magnilson, Douglas Andrade, Franciele Santos Roberto, Marcos Oliveira, Stephany Loren Menezes de Jesus, Valéria Santana de Resende, Yasmin Lima Nunes, Marlene de Brito Quintela, Vilma Mota |
Fecha de publicación : | feb-2020 |
Resumen: | O presente trabalho consiste em compartilhar as práticas pedagógicas realizadas pelo grupo no Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis/SE, enquanto participantes do subprojeto “Práticas orientadas para a formação de leitores” (PIBID Letras/Língua Portuguesa), desenvolvido sob à coordenação da Profa. Dra. Vilma Mota Quintela e à supervisão da Profa. Marlene de Brito Nunes. Durante a realização do subprojeto, foram desenvolvidas atividades de leitura e produção de contos, com alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis/SE. As atividades tiveram como objetivo apresentar o subgênero conto e as suas tipologias, bem como o incentivo à prática de leitura e escrita de contos, fábulas e apólogos pelos alunos envolvidos no projeto. As oficinas de produção de texto foram antecedidas de aulas expositivas sobre o subgênero e seus tipos, nas quais foram apresentadas suas particularidades estruturais e discursivas. As oficinas consistiram na leitura compartilhada e comentada de contos de naturezas diversas, os quais serviram de paradigmas à produção escrita dos alunos envolvidos no processo. No decorrer das atividades realizadas, foi observado um avanço significativo no que tange à capacidade de produção textual da turma, resultando, dessas oficinas, excelentes resultados. |
Palabras clave : | Ensino básico Formação de leitores Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Es parte de: | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma : | por |
Institución: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13338 |
Aparece en las colecciones: | PIBID Português (Itabaiana) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Portugues_ColegioJosuePassos.pdf | 311,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Portugues_ColegioJosuePassos.ppt | 5,7 MB | Microsoft Powerpoint | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.