Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13338
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Leitura e produção de textos literários no ensino básico: contribuições do PIBID-Letras para o ensino da língua materna no Colégio Municipal Josué Passos – Ribeirópolis/SE
Autor : Emilly, Cláudia
Santos, Damares Vieira
Magnilson, Douglas
Andrade, Franciele Santos
Roberto, Marcos
Oliveira, Stephany Loren Menezes de
Jesus, Valéria Santana de
Resende, Yasmin Lima
Nunes, Marlene de Brito
Quintela, Vilma Mota
Fecha de publicación : feb-2020
Resumen: O presente trabalho consiste em compartilhar as práticas pedagógicas realizadas pelo grupo no Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis/SE, enquanto participantes do subprojeto “Práticas orientadas para a formação de leitores” (PIBID Letras/Língua Portuguesa), desenvolvido sob à coordenação da Profa. Dra. Vilma Mota Quintela e à supervisão da Profa. Marlene de Brito Nunes. Durante a realização do subprojeto, foram desenvolvidas atividades de leitura e produção de contos, com alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis/SE. As atividades tiveram como objetivo apresentar o subgênero conto e as suas tipologias, bem como o incentivo à prática de leitura e escrita de contos, fábulas e apólogos pelos alunos envolvidos no projeto. As oficinas de produção de texto foram antecedidas de aulas expositivas sobre o subgênero e seus tipos, nas quais foram apresentadas suas particularidades estruturais e discursivas. As oficinas consistiram na leitura compartilhada e comentada de contos de naturezas diversas, os quais serviram de paradigmas à produção escrita dos alunos envolvidos no processo. No decorrer das atividades realizadas, foi observado um avanço significativo no que tange à capacidade de produção textual da turma, resultando, dessas oficinas, excelentes resultados.
Palabras clave : Ensino básico
Formação de leitores
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma : por
Institución: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13338
Aparece en las colecciones: PIBID Português (Itabaiana)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIBID_Portugues_ColegioJosuePassos.pdf311,72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
PIBID_Portugues_ColegioJosuePassos.ppt5,7 MBMicrosoft PowerpointVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.