Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | A trajetória do PIBID e o desenvolvimento do senso crítico nas aulas de espanhol do Centro de Excelência Atheneu Sergipense |
Autor : | Santos, Carolyne Mayara Silva Nascimento, Diana Santos do Nunes, Daiane Tarrago Santos, Hiago Bezerra dos Colaça, Joyce Palha Freitas, Katia Anastacia do Nascimento Souza, Leticia Santos Santos, Maria Thayná Melo Santos, Valmeire Oliveira |
Fecha de publicación : | feb-2020 |
Resumen: | O presente trabalho refere-se à trajetória do subprojeto de espanhol no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Visamos, para tanto, apresentar os temas trabalhados em classe durante o período, bem como as atividades das quais participamos em diversos momentos do projeto: partes do corpo humano e padrões de beleza no contexto de classe do pibid espanhol; español sin fronteras feria gastronómica; la visión de la lgbtfobia em México y Brasil; La desigualdad en América Latina; el feminicídio; y el analfabetismo. Ademais, ressaltamos também a importância de possibilitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos nas aulas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, doravante PIBID do projeto de espanhol. Como metodologia, nossas oficinas foram construídas inicialmente pela análise das necessidades dos grupos da escola, que nos permitiram produzir materiais informativos e que discutissem questões de seu interesse, com base nas discussões realizadas sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. (OCEM, 2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - 1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM - 2000), para a aplicação de oficinas em sala de aula. Como resultado, acreditamos que a partir das oficinas foram produzidos debates sobre os diversos temas, configurando-se um aprendizado significativo para os discentes da escola em pauta. |
Palabras clave : | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Língua espanhola Senso crítico |
Es parte de: | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma : | por |
Institución: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388 |
Aparece en las colecciones: | PIBID Espanhol (São Cristóvão) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pdf | 203,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pptx | 12,17 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.