Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A trajetória do PIBID e o desenvolvimento do senso crítico nas aulas de espanhol do Centro de Excelência Atheneu Sergipense
Autor(es): Santos, Carolyne Mayara Silva
Nascimento, Diana Santos do
Nunes, Daiane Tarrago
Santos, Hiago Bezerra dos
Colaça, Joyce Palha
Freitas, Katia Anastacia do Nascimento
Souza, Leticia Santos
Santos, Maria Thayná Melo
Santos, Valmeire Oliveira
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho refere-se à trajetória do subprojeto de espanhol no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Visamos, para tanto, apresentar os temas trabalhados em classe durante o período, bem como as atividades das quais participamos em diversos momentos do projeto: partes do corpo humano e padrões de beleza no contexto de classe do pibid espanhol; español sin fronteras feria gastronómica; la visión de la lgbtfobia em México y Brasil; La desigualdad en América Latina; el feminicídio; y el analfabetismo. Ademais, ressaltamos também a importância de possibilitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos nas aulas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, doravante PIBID do projeto de espanhol. Como metodologia, nossas oficinas foram construídas inicialmente pela análise das necessidades dos grupos da escola, que nos permitiram produzir materiais informativos e que discutissem questões de seu interesse, com base nas discussões realizadas sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. (OCEM, 2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - 1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM - 2000), para a aplicação de oficinas em sala de aula. Como resultado, acreditamos que a partir das oficinas foram produzidos debates sobre os diversos temas, configurando-se um aprendizado significativo para os discentes da escola em pauta.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Língua espanhola
Senso crítico
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388
Aparece nas coleções:PIBID Espanhol (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pdf203,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pptx12,17 MBMicrosoft Powerpoint XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.