Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13746
Tipo de Documento: Monografia
Título : The Wall e pedagogia do oprimido : uma análise das obras com o foco no ensino crítico de língua inglesa
Autor : Evaristo, Natália Borges
Fecha de publicación : 16-sep-2020
Director(a): Façanha, Maria Amália Vargas
Resumen: Esse trabalho tem o objetivo de analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a música Another Brick in the Wall (1979), da banda inglesa Pink Floyd, e o livro Pedagogia do Oprimido, do autor Paulo Freire (2019). Esse tema foi escolhido tendo em vista que o cenário educacional atual apresenta pontos em comum com o cenário em que ambas as obras formam produzidas, o que nos propusemos a problematizar. Para tal, na compreensão de que o ensino de inglês pode contribuir para a formação da cidadania crítica (MONTE MÓR;; MORGAN, 2014), foi nosso objetivo encontrar elementos comuns entre a letra da música e as ideias de Paulo Freire; pontos em que elas dialogam, mostrando a necessidade de construção coletiva de uma educação mais significativa, por meio construção crítica de sentidos, não apenas de memorização de conteúdos ou de aprendizado de regras gramaticais. Embasados no Letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011; JORDÃO, 2016), concluímos que nós, professoras e professores de inglês, ao ampliarmos nossas perspectivas sobre os processos de ensinar e aprender, assumindo uma posição mais crítica quanto ao ensino de nossas disciplinas, podemos contribuir para a promoção de mudanças importantes, tanto na formação inicial quanto continuada, ampliando nossa compreensão do que seja ser professor e do papel que a língua inglesa pode desempenhar na formação crítica de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Letras estrangeiras
Ensino de inglês
Letramento crítico
Formação de professores
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial
Citación : Evaristo, Natália Borges. Wall e pedagogia do oprimido : uma análise das obras com o foco no ensino crítico de língua inglesa. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13746
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nathalia_Borges_Evaristo.pdf118,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.