Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13936
Document Type: Monografia
Title: Educação com autonomia: proposta de escola infantil pautada no método Montessori
Authors: Tavares, Renata Oliveira
Issue Date: 31-Mar-2020
Advisor: Carvalho, Lina Martins de
Resumo : Quando se refere à Arquitetura Escolar, existem diversos tipos de metodologias pedagógicas, cada tipo influencia diretamente na construção do espaço físico. Através de estudos, o Método Montessori foi escolhido como forma de distanciamento do ensino tradicional, que possui inúmeras falhas. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a proposição de um conjunto arquitetônico para uma instituição de ensino infantil no bairro Porto D’Antas, em Aracaju. No decorrer do desenvolvimento, se percebeu a necessidade de aliar esse equipamento a áreas públicas que pudessem abranger uma maior parcela da comunidade. Através disto, foi proposto um ambiente que estimule o desenvolvimento infantil com autonomia e utilize os princípios do espaço escolar alternativo, destacando a flexibilidade e a diminuição de padronização nesse tipo de espaços. Acreditando, dessa maneira, que a consciência das necessidades é capaz de produzir um ambiente apropriado para atender as necessidades das crianças e acolher o bairro como todo.
Keywords: Arquitetura
Escolas
Ensino
Educação
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: TAVARES, Renata Oliveira. Educação com autonomia: proposta de escola infantil pautada no método Montessori. 2020. 172 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13936
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata_Oliveira_Tavares.pdf211,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.