Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135
Document Type: Monografia
Title: Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes
Authors: Souza, Lucas de Oliveira
Issue Date: 5-Feb-2021
Advisor: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo : Pensadas de forma a promover a autonomia do aluno, tornando-o sujeito central do próprio processo de aprendizado, Metodologias Ativas surgem como processos pedagógicos de ensino a fim de atender objetivos escolares contemporâneos como a formação crítica e o letramento científico, com o objetivo de formar indivíduos capazes de atender às novas demandas da sociedade da informação. Alguns desafios marcam a utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências, dentre eles alguns aspectos do currículo vigente na Educação Básica. Assim, essa pesquisa teve por objetivo investigar a influência do currículo vigente, na implementação ou não de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências da rede municipal de ensino de Aracaju. Para tanto através de um levantamento quali-quantitativo, foram analisados 9 questionários mistos contendo questões discursivas e objetivas, respondidas por 20% dos professores de Ciências da rede. A organização dos recursos, como o tempo, o espaço e recursos didáticos, bem como sua distribuição e proporção entre alunos, turmas e professores, foi estrategicamente pensada pelo currículo tradicional, e acaba por dificultar a aplicação de modelos de ensino que se distanciem do ensino expositivo como as Metodologias Ativas, pressionando os docentes a realizarem adaptações para utiliza-las. Tais dificuldades acabam limitando os possíveis benefícios atribuídos ao uso de Metodologias Ativas, fazendo com que os docentes optem por não as utilizar ou utiliza-las com baixa frequência, de acordo com o custo beneficio observado pelos docentes em suas experiências com a aplicação dessas estratégias de ensino. Assim, apesar da escola admitir, permitir e até incentivar a utilização de Metodologias Ativas, o desenho do currículo escolar tradicional dificulta a utilização dessas metodologias.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Educação
Escola
Gestão curricular
Pratica pedagógica
Subject CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Souza, Lucas de Oliveira. Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Biologia) – Departamento Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas_Oliveira_Souza.pdf4,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.