Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135
Tipo de Documento: Monografia
Título : Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes
Autor : Souza, Lucas de Oliveira
Fecha de publicación : 5-feb-2021
Director(a): Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumen: Pensadas de forma a promover a autonomia do aluno, tornando-o sujeito central do próprio processo de aprendizado, Metodologias Ativas surgem como processos pedagógicos de ensino a fim de atender objetivos escolares contemporâneos como a formação crítica e o letramento científico, com o objetivo de formar indivíduos capazes de atender às novas demandas da sociedade da informação. Alguns desafios marcam a utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências, dentre eles alguns aspectos do currículo vigente na Educação Básica. Assim, essa pesquisa teve por objetivo investigar a influência do currículo vigente, na implementação ou não de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências da rede municipal de ensino de Aracaju. Para tanto através de um levantamento quali-quantitativo, foram analisados 9 questionários mistos contendo questões discursivas e objetivas, respondidas por 20% dos professores de Ciências da rede. A organização dos recursos, como o tempo, o espaço e recursos didáticos, bem como sua distribuição e proporção entre alunos, turmas e professores, foi estrategicamente pensada pelo currículo tradicional, e acaba por dificultar a aplicação de modelos de ensino que se distanciem do ensino expositivo como as Metodologias Ativas, pressionando os docentes a realizarem adaptações para utiliza-las. Tais dificuldades acabam limitando os possíveis benefícios atribuídos ao uso de Metodologias Ativas, fazendo com que os docentes optem por não as utilizar ou utiliza-las com baixa frequência, de acordo com o custo beneficio observado pelos docentes em suas experiências com a aplicação dessas estratégias de ensino. Assim, apesar da escola admitir, permitir e até incentivar a utilização de Metodologias Ativas, o desenho do currículo escolar tradicional dificulta a utilização dessas metodologias.
Palabras clave : Biologia
Ensino de biologia
Educação
Escola
Gestão curricular
Pratica pedagógica
Área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Souza, Lucas de Oliveira. Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Biologia) – Departamento Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lucas_Oliveira_Souza.pdf4,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.