Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14723
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Aracaju do século XX: alguns fragmentos da história local: caderno de sequências didáticas
Authors: Jesus, Erica Andrade de
Issue Date: 2021
Advisor: Souto, Paulo Heimar
Resumo : Este Caderno de Sequências Didáticas é resultado das pesquisas empreendidas no PROFHISTÓRIA da Universidade Federal de Sergipe. Destina-se à aprendizagem histórica no âmbito da Educação Básica, podendo ser utilizado por docentes de outros componentes curricu lares. Zabala (1998) observa que a sequência didática “é determinada pela série ordenada e articulada de atividades”, ainda segundo o autor, “os tipos de atividades, mas sobretudo a sua maneira de se articular, são um dos traços diferenciais que determinam a especificidade de muitas propostas didáticas.” Sugerimos abordagens e atividades com os seguintes temas: a im portância de conhecer a nossa história; aspectos da história de Araca ju, do Estado de Sergipe e do Bairro Industrial; industrialização e ur banização no Brasil e em Sergipe; a luta feminina por direitos políticos; as condições do trabalho feminino e do cotidiano na indústria têxtil no Brasil e em Sergipe e, finalmente, discutimos qual foi a importân cia das indústrias brasileiras para a formação e o desenvolvimento de equipes desportivas, especialmente de futebol, e como a História Local pode ser revisitada através do estudo dos esportes.
Keywords: História
Ensino de história
História local
Aracaju (SE)
Mulheres
Emprego
Operariado feminino
Is part of: Aracaju na primeira metade do século XX : operariado feminino e história local
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14723
Appears in Collections:História (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA_ANDRADE_JESUS-CadernoSeqDidaticas.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.