Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15125
Tipo de Documento: Monografia
Título : Os possíveis efeitos da proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro na gestão de pessoas da administração pública federal
Autor : Santos, Bárbara Cecília Alves dos
Fecha de publicación : 5-ago-2021
Director(a): Salgado, Thais Ettinger Oliveira
Resumen: O Governo Bolsonaro, mantendo uma agenda de reformas iniciadas com o Governo Temer, apresentou em setembro de 2020 a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n. 32/2020 que dá início ao processo de reforma administrativa com mudanças na Constituição Federal para abrigar os objetivos por ela preteridos no tocante à administração pública federal, em especial quanto aos novos servidores públicos, alterando diversos institutos envoltos na gestão de pessoas como a estabilidade do servidor público, o estágio probatório, a avaliação periódica de desempenho e a remuneração dos servidores públicos. Dessa forma, o objetivo da pretensa pesquisa é identificar os possíveis efeitos, positivos e negativos, da proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro na Gestão de Pessoas da Administração Pública, por meio da análise da situação dos institutos da estabilidade, avaliação de desempenho, estágio probatório e da remuneração dos servidores públicos antes da proposta de reforma administrativa; da averiguação das mudanças que esses institutos sofrerão com a aprovação da proposta de reforma administrativa; e da verificação dos apontamentos realizados pela doutrina em relação à proposta de reforma administrativa. A metodologia pretendida é uma pesquisa histórico-comparativa aplicada, com fins exploratórios de natureza qualitativa e tendo como fonte de dados documental e bibliográfica. Desta forma, buscou-se averiguar a implantação desses institutos no país a partir da CF/88, as principais críticas e desafios enfrentados por eles até os dias atuais e como a PEC n. 32/2020 afeta sua estrutura e funcionamento. Portanto, a importância desse trabalho está em projetar as mudanças trazidas pela PEC n. 32/2020 dentro da perspectiva de aprimoramento buscada pela doutrina, além de pontuar limitações e elucidar posteriores andamentos que este instrumento normativo dispõe para seu completo implemento, com foco na gestão de pessoas da administração pública federal.
Palabras clave : Administração
Ensino de administração
Reforma administrativa
PEC n. 32/2020
Administração pública federal
Gestão de pessoas
Servidor público
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citación : Santos, Bárbara Cecília Alves dos. Os possíveis efeitos da proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro na gestão de pessoas da administração pública federal. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15125
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Barbara_Cecilia_Alves_Santos.pdf1,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.