Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15311
Tipo de Documento: Monografia
Título : O impacto da inflação, como fator de desvalorização monetária, em vendas parceladas de cartão de crédito em uma média empresa
Otros títulos : O impacto da inflação, como fator de desvalorização monetária, em vendas parceladas de cartão de crédito em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs)
Autor : Bastos, Matheus Santos
Fecha de publicación : 22-oct-2020
Director(a): Farias, Eduardo Alberto da Silva
Resumen: Este trabalho tem como objetivo principal, avaliar e entender o impacto da inflação na desvalorização monetária das parcelas do cartão de crédito, do ponto de vista das pequenas empresas. Buscou-se, por meio desta pesquisa, precaver os empresários sobre possíveis perdas causadas pela desvalorização de valores futuros a receber. Para tanto, foi delimitado objetivos específicos que permitissem explorar os conceitos de inflação e índices de preços, o contexto histórico mais recente das PMEs, e o contexto geral do uso de cartão de crédito em compras no mercado brasileiro. A pesquisa tem caráter quantitativo, de natureza exploratória e descritiva em relação à problemática apresentada. A amostra estudada em forma de estudo de caso, se delimita a uma única empresa denominada “X”. A coleta de dados se deu através de análises de relatórios de vendas à prazo emitidos pelo sistema administrativo da empresa em questão. Os dados foram mensurados e tratados através de fórmulas específicas, com seus resultados tabulados e analisados, demonstrando, por fim os impactos inflacionários sobre a economia da empresa em questão. Baseando-se nos resultados, sugestões foram feitas sobre como proteger a empresa contra os danos da inflação.
Resumen : This work has as main objective, to evaluate and understand the impact of inflation in the monetary devaluation of the credit card installments, from the point of view of small companies. It was sought, through this research, to prevent entrepreneurs from possible losses caused by the devaluation of future amounts receivable. To this end, specific objectives were defined that would allow exploring the concepts of inflation and price index, the most recent historical context of SMs, and the general context of the use of credit cards in purchases in the Brazilian market. The research is quantitative, exploratory and descriptive in relation to the problem presented. The sample studied in the form of a case study is limited to a single company called “X”. Data collection took place through analysis of term sales reports issued by the administrative system of the company in question. The data were measured and treated using specific formulas, with their results tabulated and analyzed, finally showing the inflationary impacts on the economy of the company in question. Based on the results, suggestions were made on how to protect the company from the damage of inflation.
Palabras clave : Administração
Ensino de administração
Inflação
Taxa de desvalorização monetária
Pequenas e médias empresas
Cartão de crédito
Inflation
Rate of monetary devaluation
Small and medium sized companies
Crédit card
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citación : Bastos, Matheus Santos. O impacto da inflação, como fator de desvalorização monetária, em vendas parceladas de cartão de crédito em uma média empresa. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15311
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Matheus_Santos_Bastos.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.