Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16364
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O estágio e a pesquisa rumo a reflexão
Autor(es): Marques, Jéssika
Data do documento: Set-2021
Resumo: Esse artigo visa trazer uma reflexão sobre o estágio curricular supervisionado articulado à pesquisa nos cursos de licenciatura, fomentando suas contribuições para a formação docente. Entende-se que o estágio curricular supervisionado é um componente indispensável no processo de formação nos cursos de licenciatura, buscando como base para sua fundamentação a revisão de textos teóricos referentes a temática pesquisada, a investigação proposta parte da problematização de como a pesquisa se desenvolve no estágio e contribui para a formação de professores. Além disso, busca compreender de que maneira o estágio atrelado à pesquisa propicia a formação de professores. Dessa forma, seu objetivo vem apresentar novas alternativas para a realização desse trabalho em questão, fortalecendo a formação inicial dos estudantes da licenciatura em questão, utilizando os conhecimentos teóricos na construção dessa atividade como futuro docente pelo viés da pesquisa. O estudo em questão apresenta sua metodologia com uma abordagem qualitativa e, a técnica usada inicia através de leituras com interpretações e análise dos textos estudados. Como resultado, constatou-se que é possível realizar pesquisa durante o estágio, e que esses dois componentes quando aliados propiciam a formação de professores críticos e reflexivos, em seu desenvolvimento enquanto professor pesquisador.
Abstract: This article aims to bring a reflection on the supervised curricular internship articulated to the research in undergraduate courses, fostering their contributions to training teacher. It is understood that the supervised curricular internship is a component indispensable in the training process in undergraduate courses, seeking as a basis for its foundation the review of theoretical texts referring to the researched theme, the The proposed investigation starts from the problematization of how research is developed in the internship and contributes to teacher training. In addition, it seeks to understand why. In this way, the internship linked to research provides the training of teachers. In this way, its objective is to present new alternatives for carrying out this work in issue, strengthening the initial training of undergraduate students in question, using theoretical knowledge in the construction of this activity as a future teacher by research bias.The study in question presents its methodology with a qualitative approach and the technique used starts through readings with interpretations and analysis of the texts studied.
Palavras-chave: Estágio
Pesquisa
Formação docente
Internship
Search
Teacher training
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: https://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.40
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16364
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstagioPesquisaRumoReflexao.pdf171,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.