Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16375
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: As definições da relação ao saber: um estudo inicial acerca da obra de Bernard Charlot
Other Titles: Defining Bernard Charlot's rapport to the knowledge: an overview
Authors: Souza, Josivânia Nair de
Xypas, Constantin
Cavalcanti, José Dilson Beserra
Issue Date: Sep-2021
Resumo : Esta pesquisa é um estudo inicial que buscar analisar as definições da Relação ao Saber a partir da Obra de Bernard Charlot. A metodologia foi tecida através da análise de algumas publicações do referido autor. Como resultados, verificamos que as definições apresentadas por Charlot em sua Obra, apresentam características evolutivas e são complementares entre si, de modo que as relações de valor e sentido, estão relacionadas a relação do sujeito com o mundo, à medida que se relaciona com o outro e consigo mesmo. Dessa maneira, reconhecemos esse conjunto de relações – Relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo- como sendo a provável definição canônica da relação ao saber. Por fim, acreditamos que mais pesquisas desenvolvidas nessa área possam ser somadas as de Charlot, de modo, a apresentar as próprias definições em contextos mais amplos, para além da problemática do fracasso escolar, estudada pelo autor.
Abstract: This research is an initial study that seeks to analyze the definitions of the Relation to Knowledge based on the work of Bernard Charlot. The methodology was woven through the analysis of some publications by the aforementioned author. As a result, we found that the definitions presented by Charlot in his Work, present evolutionary characteristics and are complementary to each other, so that the relations of value and meaning are related to the subject's relationship with the world, as it relates to the another and with yourself. In this way, we recognize this set of relationships – Relationship with the world, with the other and with oneself – as being the likely canonical definition of the relationship to knowledge. Finally, we believe that more researches developed in this area can be added to those of Charlot, in order to present their own definitions in broader contexts, beyond the problem of school failure, studied by the author.
Keywords: Relação ao saber
Análise conceitual
Definições da relação ao saber
Relation to knowledge
Conceptual analysis
Definitions of relation to knowledge
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.17
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16375
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DefinicoesRelacaoSaber.pdf171,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.