Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16397
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A formação do pequeno leitor avant la lettre: a importância da leitura na constituição do sujeito-criança leitor
Título(s) alternativo(s): La formación del pequeño lector avant la lettre: la importancia de la lectura en la constitución del sujeto-niño lector
Autor(es): Leppos, Denise Aparecida de Paulo Ribeiro
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do leitor na primeira infância bem como sua importância para a constituição do sujeito-criança. Pouco se discute sobre a formação do leitor avant la lettre, nesse sentido, pretendemos, a partir da leitura, traçar uma discussão sobre as práticas educativas e seus princípios para a constituição desse sujeito-criança leitor. Assim, preocupar-nosemos em tecer reflexões sobre a formação do pequeno leitor a partir de um projeto de leitura realizado em uma creche, com crianças bem pequenas e suas famílias, cuja finalidade foi estimular o hábito da leitura fora dos muros da escola.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la formación del lector en la primera infancia, así como su importancia para la constitución del sujeto-niño. Poco se discute sobre la formación del lector avant la lettre, en este sentido pretendemos mostrar las potencialidades que se desarrollan en los niños pequeños a través de la lectura, así como proponer una discusión sobre las prácticas educativas y sus principios para la formación del sujeto-niño. En esta investigación, nos preocupamos por tejer reflexiones sobre la formación del pequeño lector a partir de un proyecto de lectura realizado en una guardería con niños pequeños y sus familias, cuyo propósito fue fomentar el hábito de lectura fuera de las paredes de la escuela.
Palavras-chave: Leitores
Leitura
Criança
Lectores
Lectura
Niño
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.25
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16397
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoPequenoLeitorAvant.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.