Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16409
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : As relações de diversidade de gênero e sexualidade na escola: uma prática necessária de reflexão pedagógica
Otros títulos : The relationships of gender diversity and sexuality at school: a necessary practice for pedagogical reflection
Autor : Santos, Hélia Maria Matos
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este artigo é fruto de estudos e pesquisa cientifica educacional, intitulado “As Relações da Diversidade de Gênero e Sexualidade na Escola: Uma Prática Necessária de Reflexão Pedagógica,” teve por objetivo analisar a diversidade de gênero e sexo na escola como prática de reflexão pedagógica na concepção de indivíduos conscientes de seu corpo e de si. Para Foucault (1977), “homens e mulheres que se afastam das formas de masculinidade e feminilidade, são considerados diferentes, experimentam práticas de discriminação”. Nesse processo, a função social família e escola se complementam, são fundamentais para ampliar estudos e conhecimentos. Porquanto, à escola educadora, versa por ideologias políticas e intencionais ao educar pessoas. Diz Paulo Freire (1999), “não existe educação neutra, a escola tem uma função conservadora, que reflete e reproduz injustiças da sociedade, ao mesmo tempo, é uma força inovadora”. A escola em seu fazer pedagógico precisa ter à atenção a inovação, a não perpetuação das relações nefastas de ódio, vistas nos gays, travestis, lesbicas, na atenção as condições necessárias, e concernentes a reflexão da temática quanto ao respeito, a valorização das pessoas, do ser humano como todo e aos educadores cabem estarem atentos a esse processo.
Resumen : This article is the result of educational scientific studies and research, entitled "The Relations of Gender Diversity and Sexuality at School: A Necessary Practice of Pedagogical Reflection," aimed to analyze gender and sex diversity at school as a practice of pedagogical reflection in conception of individuals aware of their bodies and of themselves. For Foucault (1977), “men and women who move away from the forms of masculinity and femininity are considered different, they experience practices of discrimination”. In this process, the social function of family and school complement each other, they are fundamental for expanding studies and knowledge. Therefore, the educating school deals with political and intentional ideologies when educating people. Says Paulo Freire (1999), “there is no neutral education, the school has a conservative function, which reflects and reproduces injustices in society, at the same time, and it is an innovative force”. The school, in its pedagogical work, needs to pay attention to innovation, not perpetuating the harmful hate relationships, seen in gays, transvestites, lesbians, in attention to the necessary conditions, and concerning the reflection of the theme regarding respect, valuing people, of the human being as a whole and educators must be aware of this process.
Palabras clave : Diversidade de gênero
Sexualidade
Escola
Gender diversity
Sexuality
School
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.15
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16409
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RelacoesDiversidadeGeneroSexualidadeEscola.pdf196,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.