Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16409
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | As relações de diversidade de gênero e sexualidade na escola: uma prática necessária de reflexão pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | The relationships of gender diversity and sexuality at school: a necessary practice for pedagogical reflection |
Autor(es): | Santos, Hélia Maria Matos |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este artigo é fruto de estudos e pesquisa cientifica educacional, intitulado “As Relações da Diversidade de Gênero e Sexualidade na Escola: Uma Prática Necessária de Reflexão Pedagógica,” teve por objetivo analisar a diversidade de gênero e sexo na escola como prática de reflexão pedagógica na concepção de indivíduos conscientes de seu corpo e de si. Para Foucault (1977), “homens e mulheres que se afastam das formas de masculinidade e feminilidade, são considerados diferentes, experimentam práticas de discriminação”. Nesse processo, a função social família e escola se complementam, são fundamentais para ampliar estudos e conhecimentos. Porquanto, à escola educadora, versa por ideologias políticas e intencionais ao educar pessoas. Diz Paulo Freire (1999), “não existe educação neutra, a escola tem uma função conservadora, que reflete e reproduz injustiças da sociedade, ao mesmo tempo, é uma força inovadora”. A escola em seu fazer pedagógico precisa ter à atenção a inovação, a não perpetuação das relações nefastas de ódio, vistas nos gays, travestis, lesbicas, na atenção as condições necessárias, e concernentes a reflexão da temática quanto ao respeito, a valorização das pessoas, do ser humano como todo e aos educadores cabem estarem atentos a esse processo. |
Abstract: | This article is the result of educational scientific studies and research, entitled "The Relations of Gender Diversity and Sexuality at School: A Necessary Practice of Pedagogical Reflection," aimed to analyze gender and sex diversity at school as a practice of pedagogical reflection in conception of individuals aware of their bodies and of themselves. For Foucault (1977), “men and women who move away from the forms of masculinity and femininity are considered different, they experience practices of discrimination”. In this process, the social function of family and school complement each other, they are fundamental for expanding studies and knowledge. Therefore, the educating school deals with political and intentional ideologies when educating people. Says Paulo Freire (1999), “there is no neutral education, the school has a conservative function, which reflects and reproduces injustices in society, at the same time, and it is an innovative force”. The school, in its pedagogical work, needs to pay attention to innovation, not perpetuating the harmful hate relationships, seen in gays, transvestites, lesbians, in attention to the necessary conditions, and concerning the reflection of the theme regarding respect, valuing people, of the human being as a whole and educators must be aware of this process. |
Palavras-chave: | Diversidade de gênero Sexualidade Escola Gender diversity Sexuality School |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.15 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16409 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelacoesDiversidadeGeneroSexualidadeEscola.pdf | 196,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.