Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16411
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O lúdico no processo inclusivo do autista na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The ludic in the inclusive process of the autist in childhood education
Autor(es): Ferro, Marcos Batinga
Mendonça, Ana Cláudia Sousa
Silva, Alene Mara França Sanches
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral analisar as práticas lúdicas no processo inclusivo do autista na Educação Infantil e como objetivos específicos discorrer sobre a história e a legislação pertinente a Educação Inclusiva; fomentar sobre a importância da ludicidade na educação inclusiva; analisar o processo de aprendizagem do aluno autista através do uso da ludicidade. Esta pesquisa metodologicamente trata-se de uma revisão de literatura de natureza qualitativa e caráter descritivo, que ocorreu por meio da coleta e análises de artigos e monografias publicados no período de 2015 a 2019. Notou-se que apesar das dificuldades existentes, o processo de inclusão é sim possível, desde que haja comprometimento por parte do professor, formação continuada, o uso de estratégias pedagógicas, e nesse sentido a proposta lúdica pode promover excelentes resultados, a exemplo do desenvolvimento psicomotor, a interação, socialização e a aprendizagem.
Abstract: The present study has as general objective to analyze the ludic practices in the inclusive process of autistic children in Childhood Education and as specific objectives to discuss the history and legislation pertaining to Inclusive Education; promote the importance of ludic in inclusive education; analyze the learning process of the autistic student through the use of playfulness. This methodological research is a literature review of a qualitative and descriptive nature, which occurred through the collection and analysis of articles and monographs published in the period from 2015 to 2019. It was noted that despite the existing difficulties, the process of inclusion is indeed possible, as long as there is commitment on the part of the teacher, continuing education, the use of pedagogical strategies, and in this sense the ludic proposal can promote excellent results, such as psychomotor development, interaction, socialization and learning.
Palavras-chave: Autismo
Educação infantil
Inclusão
Lúdico
Autism
Childhood education
Inclusion
Ludic
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.22
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16411
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LudicoProcessoInclusivo Autista.pdf179,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.