Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16435
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Saberes e práticas em um espaço não-formal de ensino uma experiência de letramento na Igreja Messiânica
Other Titles: Knowledge and practices in a non-formal teaching space an experience of literacy in the Messianic Church
Authors: Santana, Denise Maria Souza
Santana, Wagner Santos de
Santos, Viviane Carla Bandeira
Issue Date: Sep-2021
Resumo : O artigo aborda sobre o relato de experiência de letramento num espaço não-formal de aprendizagem, no caso, a Igreja Messiânica, a partir da teoria de Paulo Freire. Tendo como problemática: Como o letramento pode ser significativo num espaço de ensino não-formal? O estudo tem como objetivo geral: Compreender a importância do letramento no espaço de ensino-não formal. E os objetivos específicos: Entender o espaço de ensino não-formal como multiferrencial; realizar o letramento na Igreja Messiânica; propiciar uma aprendizagem significativa para os sujeitos a partir de letramento; entender o letramento através da teoria de Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, oral e qualitativa com o uso de roda de conversa sobre as narrativas e vivências desses sujeitos, para através delas realizarmos o letramento. Dessa maneira, notamos a importância do letramento nos espaços não-formais de aprendizagem garantindo o exercício da cidadania dos sujeitos.
Abstract: The article addresses the report of literacy experience in a non-formal learning space, in this case, the Messianic Church, based on Paulo Freire's theory. Having as problematic: How literacy can be meaningful in a non-formal teaching space? The study has as general objective: To understand the importance of literacy in the non-formal teaching space. And the specific objectives: Understand the non-formal teaching space as multi-ferrential; to carry out literacy in the Messianic Church; provide a meaningful learning for the subjects from literacy; understand literacy through Paulo Freire's theory. The methodology used was the bibliographic, oral and qualitative research with the use of a conversation circle about the narratives and experiences of these subjects, so that through them we could carry out literacy. Thus, we note the importance of literacy in non-formal learning spaces, guaranteeing the exercise of citizenship for the subjects.
Keywords: Letramento
Multirreferencialidade
Igreja Messiânica
Paulo Freire
Literacy
Multi-referentiality
Messianic Church
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.13
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16435
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberesPraticasLetramentoIgrejaMessianica.pdf511,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.