Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16435
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Saberes e práticas em um espaço não-formal de ensino uma experiência de letramento na Igreja Messiânica |
Otros títulos : | Knowledge and practices in a non-formal teaching space an experience of literacy in the Messianic Church |
Autor : | Santana, Denise Maria Souza Santana, Wagner Santos de Santos, Viviane Carla Bandeira |
Fecha de publicación : | sep-2021 |
Resumen: | O artigo aborda sobre o relato de experiência de letramento num espaço não-formal de aprendizagem, no caso, a Igreja Messiânica, a partir da teoria de Paulo Freire. Tendo como problemática: Como o letramento pode ser significativo num espaço de ensino não-formal? O estudo tem como objetivo geral: Compreender a importância do letramento no espaço de ensino-não formal. E os objetivos específicos: Entender o espaço de ensino não-formal como multiferrencial; realizar o letramento na Igreja Messiânica; propiciar uma aprendizagem significativa para os sujeitos a partir de letramento; entender o letramento através da teoria de Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, oral e qualitativa com o uso de roda de conversa sobre as narrativas e vivências desses sujeitos, para através delas realizarmos o letramento. Dessa maneira, notamos a importância do letramento nos espaços não-formais de aprendizagem garantindo o exercício da cidadania dos sujeitos. |
Resumen : | The article addresses the report of literacy experience in a non-formal learning space, in this case, the Messianic Church, based on Paulo Freire's theory. Having as problematic: How literacy can be meaningful in a non-formal teaching space? The study has as general objective: To understand the importance of literacy in the non-formal teaching space. And the specific objectives: Understand the non-formal teaching space as multi-ferrential; to carry out literacy in the Messianic Church; provide a meaningful learning for the subjects from literacy; understand literacy through Paulo Freire's theory. The methodology used was the bibliographic, oral and qualitative research with the use of a conversation circle about the narratives and experiences of these subjects, so that through them we could carry out literacy. Thus, we note the importance of literacy in non-formal learning spaces, guaranteeing the exercise of citizenship for the subjects. |
Palabras clave : | Letramento Multirreferencialidade Igreja Messiânica Paulo Freire Literacy Multi-referentiality Messianic Church |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.13 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16435 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaberesPraticasLetramentoIgrejaMessianica.pdf | 511,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.