Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16449
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: As narrativas de experiência como paradigma formacional: interface entre a educação de jovens e adultos e a educação infantil
Other Titles: Experience narratives as a training paradigm: interface between youth and adult education and child education
Authors: Santos, Lucas Bispo de Oliveira
Issue Date: Sep-2021
Resumo : Este trabalho busca discutir sobre possíveis aproximações existentes entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Infantil no que se tange sob o ponto de vista da formação de professores e professoras que ocorre pelas narrativas de experiência. Para nos ajudar a pensar o contexto, buscamos o conceito de profissionalidade trazido por Nóvoa (1995) e o de professoralidade em Pereira (2016) e as narrativas de experiência fundamentadas em Macedo (2015) e Josso (2004, 2020). Metodologicamente, é construído a partir de uma abordagem qualitativa, no qual se intercruzam diálogos entre os referenciais teóricos que abarcam a construção profissional e as narrativas sob o ponto de vista do método (auto)biográfico. Pensar a formação por diferentes segmentos é se colocar numa aventura de (des)caminhos, pelos quais nos pomos em movimento e exposição para a busca de novos conhecimentos e perspectivas. Dentre os elementos que orientam o estudo, temos: as narrativas como uma fonte de produção de sentidos múltiplos, a complexidade que envolve a EJA e a Educação Infantil e a experiência como parte do processo formativo e ferramenta de grande valor subjetivo na formação docente.
Abstract: This work seeks to discuss about possible existing approaches between Youth and Adult Education and Early Childhood Education regarding the point of view of teacher training that occurs through experience narratives. To help us think about the context, we searched for the concept of professionality brought by Nóvoa (1995) and that of professorship by Pereira (2016) and the narratives of experience based on Macedo (2015) and Josso (2004, 2020). Methodologically, it is built from a qualitative approach, in which dialogues intersect between theoretical references that encompass professional construction and narratives from the point of view of the (auto)biographical method. Thinking about training by different segments is to embark on an adventure of (mis)paths, through which we set ourselves in motion and exposure to the search for new knowledge and perspectives. Among the elements that guide the study, we have: narratives as a source of production of multiple meanings, the complexity that involves EJA and Early Childhood Education and experience as part of the training process and a tool of great subjective value in teacher education.
Keywords: Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Educação infantil
Narrativas de experiências
Teacher education
Youth and adult education
Child education
Narratives of experiences
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.29
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16449
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasExperienciaParadigmaFormacional.pdf189,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.