Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16449
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | As narrativas de experiência como paradigma formacional: interface entre a educação de jovens e adultos e a educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Experience narratives as a training paradigm: interface between youth and adult education and child education |
Autor(es): | Santos, Lucas Bispo de Oliveira |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este trabalho busca discutir sobre possíveis aproximações existentes entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Infantil no que se tange sob o ponto de vista da formação de professores e professoras que ocorre pelas narrativas de experiência. Para nos ajudar a pensar o contexto, buscamos o conceito de profissionalidade trazido por Nóvoa (1995) e o de professoralidade em Pereira (2016) e as narrativas de experiência fundamentadas em Macedo (2015) e Josso (2004, 2020). Metodologicamente, é construído a partir de uma abordagem qualitativa, no qual se intercruzam diálogos entre os referenciais teóricos que abarcam a construção profissional e as narrativas sob o ponto de vista do método (auto)biográfico. Pensar a formação por diferentes segmentos é se colocar numa aventura de (des)caminhos, pelos quais nos pomos em movimento e exposição para a busca de novos conhecimentos e perspectivas. Dentre os elementos que orientam o estudo, temos: as narrativas como uma fonte de produção de sentidos múltiplos, a complexidade que envolve a EJA e a Educação Infantil e a experiência como parte do processo formativo e ferramenta de grande valor subjetivo na formação docente. |
Abstract: | This work seeks to discuss about possible existing approaches between Youth and Adult Education and Early Childhood Education regarding the point of view of teacher training that occurs through experience narratives. To help us think about the context, we searched for the concept of professionality brought by Nóvoa (1995) and that of professorship by Pereira (2016) and the narratives of experience based on Macedo (2015) and Josso (2004, 2020). Methodologically, it is built from a qualitative approach, in which dialogues intersect between theoretical references that encompass professional construction and narratives from the point of view of the (auto)biographical method. Thinking about training by different segments is to embark on an adventure of (mis)paths, through which we set ourselves in motion and exposure to the search for new knowledge and perspectives. Among the elements that guide the study, we have: narratives as a source of production of multiple meanings, the complexity that involves EJA and Early Childhood Education and experience as part of the training process and a tool of great subjective value in teacher education. |
Palavras-chave: | Formação de professores Educação de jovens e adultos Educação infantil Narrativas de experiências Teacher education Youth and adult education Child education Narratives of experiences |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.29 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16449 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NarrativasExperienciaParadigmaFormacional.pdf | 189,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.