Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16485| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos | 
| Título: | Sentido espacial infantil: um estudo com crianças de 3 anos do Lar de Zizi, Aracaju - SE | 
| Título(s) alternativo(s): | Children's space sense: a study with 3-year-old children from the "Zizi Home", Aracaju - SE | 
| Autor(es): | Mendonça, Karina Santana Zogaib, Simone | 
| Data do documento: | Set-2021 | 
| Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de um experimento de ensino realizado com 20 crianças de uma turma de educação infantil do “Lar de Zizi”, Aracaju/SE. Tal estudo faz parte de um projeto de pesquisa aprovado pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFS e também está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Criança, Infância e Educação (GEPCIE/ UFS). Teve por objetivo investigar evidências do sentido espacial de crianças de 3 anos, que emergem em suas interações, brincadeiras e tarefas na educação infantil do “Lar de Zizi”. Foi realizado em três fases: exploratória, experimento de ensino e análise retrospectiva dos dados a partir de uma abordagem qualitativa sustentada em uma base epistemológica interpretativa de investigação. Destaca evidências sobre habilidades de orientação espacial e visualização espacial apresentadas pelas crianças nos 4 episódios do experimento de ensino. | 
| Abstract: | This article presents the results of a teaching experiment carried out with 20 children from a kindergarten class at “Lar de Zizi”, Aracaju/SE. This study is part of a research project approved by the Scientific Initiation Scholarship Program – PIBIC/UFS and is also linked to the Child, Childhood and Education Study and Research Group (GEPCIE/UFS). It aimed to investigate evidence of the spatial sense of 3-year-old children, which emerge in their interactions, plays and tasks in early childhood education at “Lar de Zizi”. It was carried out in three phases: exploratory, teaching experiment and retrospective data analysis from a qualitative approach supported by an interpretive epistemological basis of investigation. Highlights evidence on spatial orientation and spatial visualization skills presented by children in the 4 episodes of the teaching experiment. | 
| Palavras-chave: | Educação infantil Geometria Sentido espacial Early childhood education Geometry Spatial sense | 
| ISSN: | 1982-3657 | 
| Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | 
| Idioma: | por | 
| Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | 
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | 
| Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.13 | 
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16485 | 
| Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SentidoEspacialInfantil.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
