Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16489
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Os desafios da inclusão da criança autista na escola regular
Other Titles: The challenges of including the autistic child in regular school
Authors: Ferro, Marcos Batinga
Silva, Alene Mara França Sanches
Mendonça, Ana Cláudia Sousa
Issue Date: Aug-2021
Resumo : Este estudo aborda questões referentes aos desafios da inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), objetivando compreender esta especificidade e as políticas educacionais voltadas para a educação inclusiva. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, com procedimento bibliográfico e sob o ponto de vista de seu objetivo se constitui como exploratória. Este artigo se configura como uma fonte de estudo para demais acadêmicos, podendo ser consultado para conhecimento e esclarecimento de como conviver e auxiliar a criança com TEA. No Brasil existem várias leis normativas que determinam a educação inclusiva de pessoas com algum tipo de deficiência. Verificou-se que muitas ações necessitam ser feitas para a lei sair do papel e mudar a realidade da criança com deficiência através da inclusão.
Abstract: This study addresses issues related to the challenges of including children with Autism Spectrum Disorder (ASD), aiming to understand this specificity and educational policies aimed at inclusive education. A qualitative methodological approach was used, with a bibliographic procedure and, from the point of view of its objective, it is exploratory. This article is configured as a source of study for other academics, and can be consulted for knowledge and clarification on how to live with and help children with ASD. In Brazil there are several normative laws that determine the inclusive education of people with some type of disability. It was found that many actions need to be taken for the law to leave the paper and change the reality of children with disabilities through inclusion.
Keywords: Escola regular
Inclusão
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Regular school
Inclusion
Autistic Spectrum Disorder
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.12
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16489
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosInclusaoCriancaAutistaEscolaRegular.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.