Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16503
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Informática na educação: qual a concepção?
Otros títulos : Computers in education: what is the conception?
Autor : Almeida, Lidiane Pires dos Santos Ribeiro de
Bicalho, Maria Gabriela
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: O presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa realizada numa Escola da Rede Estadual de Sergipe, em Aracaju. A pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação das tic no laboratório de informática da escola, para isso, fomos até a referida escola - por duas vezes - observar a prática de utilização do laboratório pelos professores e alunos, em meio a nossa obervação fizemos algumas perguntas a ambos os envolvidos. A motivação pela pesquisa surgiu por conta da emergência de se investigar a aplicação das tic na Educação e, nessa perspectiva, saber sobre a concepção teórica de Informática na Educação para a Educação no contexto pesquisado. Finalmente, qual a questão: Informática na Educação ou Educação com Informática? Tal questionamento foi a âncora que norteou o problema da pesquisa, importante pela emergência de se discurtir a inserção das tic na Educação. Para a metodologia da pesquisa definimos ser de natureza qualitativa e nos apropriamos dos apostes teóricos da abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa não foi submetida a nenhum comitê de ética, apenas tivemos a autorização da escola, professores e alunos para realizá-la.
Resumen : The present work presents the results of a research carried out in a School of the State Network of Sergipe, in Aracaju. The research aimed to investigate the application of ICT in the school's computer laboratory, for this, we went to the school - twice - to observe the practice of using the laboratory by teachers and students, in the midst of our observation, we asked some questions to both involved. The motivation for the research arose from the emergence of investigating the application of ICT in Education and, from this perspective, to know about the theoretical conception of Informatics in Education for Education in the researched context. Finally, what is the question: Informatics in Education or Education with Informatics? Such questioning was the anchor that guided the research problem, important due to the emergence of discussing the insertion of TIC in Education. For the research methodology, we defined it to be of a qualitative nature and we appropriated the theoretical bets of the exploratory and descriptive approach. The research was not submitted to any ethics committee, we only had the authorization of the school, teachers and students to carry it out.
Palabras clave : Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Educação
Informática na educação
Education
Computer education
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.21
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16503
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
InformaticaEducacaoQualConcepcao.pdf113,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.