Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16503
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Informática na educação: qual a concepção? |
Título(s) alternativo(s): | Computers in education: what is the conception? |
Autor(es): | Almeida, Lidiane Pires dos Santos Ribeiro de Bicalho, Maria Gabriela |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | O presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa realizada numa Escola da Rede Estadual de Sergipe, em Aracaju. A pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação das tic no laboratório de informática da escola, para isso, fomos até a referida escola - por duas vezes - observar a prática de utilização do laboratório pelos professores e alunos, em meio a nossa obervação fizemos algumas perguntas a ambos os envolvidos. A motivação pela pesquisa surgiu por conta da emergência de se investigar a aplicação das tic na Educação e, nessa perspectiva, saber sobre a concepção teórica de Informática na Educação para a Educação no contexto pesquisado. Finalmente, qual a questão: Informática na Educação ou Educação com Informática? Tal questionamento foi a âncora que norteou o problema da pesquisa, importante pela emergência de se discurtir a inserção das tic na Educação. Para a metodologia da pesquisa definimos ser de natureza qualitativa e nos apropriamos dos apostes teóricos da abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa não foi submetida a nenhum comitê de ética, apenas tivemos a autorização da escola, professores e alunos para realizá-la. |
Abstract: | The present work presents the results of a research carried out in a School of the State Network of Sergipe, in Aracaju. The research aimed to investigate the application of ICT in the school's computer laboratory, for this, we went to the school - twice - to observe the practice of using the laboratory by teachers and students, in the midst of our observation, we asked some questions to both involved. The motivation for the research arose from the emergence of investigating the application of ICT in Education and, from this perspective, to know about the theoretical conception of Informatics in Education for Education in the researched context. Finally, what is the question: Informatics in Education or Education with Informatics? Such questioning was the anchor that guided the research problem, important due to the emergence of discussing the insertion of TIC in Education. For the research methodology, we defined it to be of a qualitative nature and we appropriated the theoretical bets of the exploratory and descriptive approach. The research was not submitted to any ethics committee, we only had the authorization of the school, teachers and students to carry it out. |
Palavras-chave: | Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Educação Informática na educação Education Computer education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.21 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16503 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InformaticaEducacaoQualConcepcao.pdf | 113,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.