Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16510
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O livro didático e o professor de matemática: seleção ou imposição?
Otros títulos : The textbook and the mathematics teacher: selection or imposition?
Autor : Silva, Aldemir Torres da
Silva Neto, João Ferreira da
Pereira, Magda Tavares
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em matemática que objetivou descrever como professores de matemática escolhem o livro didático, identificando que critérios são levados em consideração para essa escolha. Para isso, fizemos uma observação sobre as atividades dos professores em relação ao livro didático e aplicamos um questionário junto a 10 professores de matemática de escolas públicas estaduais do município de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Os resultados, além de corroborar estudos anteriores, ressaltam a necessidade de investimentos em formação docente, inicial e continuada, que possibilitem uma melhor escolha do livro didático que será utilizado em sala de aula. São necessárias também melhores condições de trabalho para o professor e uma análise mais reflexiva das práticas educacionais das escolas.
Resumen : This paper is a cut from a work’s completion of course in mathematics that aimed to describe how mathematics teachers choose the textbook, identifying which criteria are taken into consideration for this choice. For this, we made an observation about the teachers' activities in relation to the textbook and applied a questionnaire to 10 mathematics teachers from state public schools in the municipality of Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil. The results, in addition to corroborating previous studies, underscore the need for investments in teacher training, initial and continuing, which enable a better choice of the textbook that will be used in the classroom. Better working conditions for the teacher and a more reflective analysis of schools' educational practices are also needed.
Palabras clave : Livro didático
Matemática
Professores
Didactic book
Mathematics
Teachers
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.10
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16510
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LivroDidaticoProfessorMatematica.pdf140,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.