Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16719
Tipo de Documento: Monografia
Título : Reforço escolar como estratégia pedagógica para alunos do ensino fundamental
Autor : Resende, Deise da Silva Lima
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Director(a): Almeida, Lucas Aragão da Hora
Resumen: A educação é fundamental para todo ser humano necessitando de inovações a todo o momento. Por isso é necessário agregar conhecimento e práticas pedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem. O Reforço Escolar é um mecanismo que identifica as dificuldades individuais de cada aluno e o leva a um caminho proveitoso para o sucesso escolar. O objetivo do trabalho é analisar como o Reforço Escolar pode melhorar o processo de aprendizagem e motivar o aluno para que não ocorra abandono e baixo aproveitamento escolar. Foi realizada uma pesquisa na literatura utilizando a ferramenta de pesquisa Google Acadêmico e o banco de dados Scielo. O estudo mostrou quanto alunos carecem de estrutura na escola, apoio familiar e educacional para construir seu futuro digno. O Reforço Escolar como tema de importância mostra que cabe ao professor e a coordenação a responsabilidade de avaliar cada aluno para encaminhar ao reforço quando necessário, além de incluir a família para contribuir na estimulação do individuo. Constatou-se crianças cuja família é atuante na educação tem tendência a ser mais seguras e determinadas a vencer os desafios diários. Além disso, professores precisam de tempo para elaboração e aplicação de atividades e a escola de recursos para que o processo de aprendizagem seja contínuo.
Resumen : Education is fundamental for every human being needing innovations at all times.That is why it is necessary to add knowledge and pedagogical practices that facilitate the learning process.School reinforcement is a mechanism that identifies the individual difficulties of each student and takes him on a profitable path towards school success. The objective of the work is to analyze how the School Reinforcement can improve the learning process and motivate the student so that there is no dropout and low school performance. A literature search was performed using the Google Scholar search tool and the Scielo database. The study showed how much students lack structure at school, family and educational support to build their worthy futurethe. school reinforcement works in the field and it is up to the teacher and the coordinator to take the responsibility of evaluating each student to refer to reinforcement when necessary, in addition to including the family to contribute to the stimulation of the individual. children whose families are active in education were found to have a tendency to be safer and determined to overcome daily challenges.In addition, teachers need time to develop and apply activities and the school resources so that the learning process is continuous.
Palabras clave : Biologia
Ensino de biologia
Reforço escolar
Ensino fundamental
Ensino de qualidade
Práticas pedagógicas
Dificuldades de aprendizagem
Educação
School reinforcement
Elementary school
Quality education
Pedagogical practices
Learning difficulties
Education
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Resende, Deise da Silva Lima. Reforço escolar como estratégia pedagógica para alunos do ensino fundamental. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16719
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Deise_Silva_Lima_Resende.pdf259,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.