Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16719
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Reforço escolar como estratégia pedagógica para alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Resende, Deise da Silva Lima |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Orientador: | Almeida, Lucas Aragão da Hora |
Resumo: | A educação é fundamental para todo ser humano necessitando de inovações a todo o momento. Por isso é necessário agregar conhecimento e práticas pedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem. O Reforço Escolar é um mecanismo que identifica as dificuldades individuais de cada aluno e o leva a um caminho proveitoso para o sucesso escolar. O objetivo do trabalho é analisar como o Reforço Escolar pode melhorar o processo de aprendizagem e motivar o aluno para que não ocorra abandono e baixo aproveitamento escolar. Foi realizada uma pesquisa na literatura utilizando a ferramenta de pesquisa Google Acadêmico e o banco de dados Scielo. O estudo mostrou quanto alunos carecem de estrutura na escola, apoio familiar e educacional para construir seu futuro digno. O Reforço Escolar como tema de importância mostra que cabe ao professor e a coordenação a responsabilidade de avaliar cada aluno para encaminhar ao reforço quando necessário, além de incluir a família para contribuir na estimulação do individuo. Constatou-se crianças cuja família é atuante na educação tem tendência a ser mais seguras e determinadas a vencer os desafios diários. Além disso, professores precisam de tempo para elaboração e aplicação de atividades e a escola de recursos para que o processo de aprendizagem seja contínuo. |
Abstract: | Education is fundamental for every human being needing innovations at all times.That is why it is necessary to add knowledge and pedagogical practices that facilitate the learning process.School reinforcement is a mechanism that identifies the individual difficulties of each student and takes him on a profitable path towards school success. The objective of the work is to analyze how the School Reinforcement can improve the learning process and motivate the student so that there is no dropout and low school performance. A literature search was performed using the Google Scholar search tool and the Scielo database. The study showed how much students lack structure at school, family and educational support to build their worthy futurethe. school reinforcement works in the field and it is up to the teacher and the coordinator to take the responsibility of evaluating each student to refer to reinforcement when necessary, in addition to including the family to contribute to the stimulation of the individual. children whose families are active in education were found to have a tendency to be safer and determined to overcome daily challenges.In addition, teachers need time to develop and apply activities and the school resources so that the learning process is continuous. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Reforço escolar Ensino fundamental Ensino de qualidade Práticas pedagógicas Dificuldades de aprendizagem Educação School reinforcement Elementary school Quality education Pedagogical practices Learning difficulties Education |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Resende, Deise da Silva Lima. Reforço escolar como estratégia pedagógica para alunos do ensino fundamental. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16719 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Deise_Silva_Lima_Resende.pdf | 259,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.