Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16920
Document Type: | Livro |
Title: | Educar pela pesquisa: o uso da história oral no ensino de história |
Authors: | Oliveira, Lauro Roberto Ferreira |
Issue Date: | 2022 |
Advisor: | Conceição, Joaquim Tavares da |
Resumo : | A pesquisa encontra-se detalhada na dissertação Educar pela pesquisa: uma abordagem a partir da aplicação da História oral no ensino de História. Nosso propósito aqui é contribuir, de forma introdutória, com quem deseja trabalhar na perspectiva do Educar pela pesquisa aplicando os pressupostos da história oral. A demanda de aplicação da metodologia da história oral tem crescido no Brasil. Entre outros aspectos, ela diversifica os caminhos em direção ao conhecimento, valoriza a autonomia do aluno que age sobre a produção de saber de forma colaborativa e ajuda a despertar as perspectivas que falam em favor de um reforço da consciência histórica, científica, cultural das pessoas e de suas comunidades. A pesquisa com história oral ajuda o estudante a entender que a história não é feita somente por grandes homens, com seus grandes feitos – mas abrange, igualmente, as histórias de todos os outros indivíduos, com suas tradições, práticas, saberes, projetos, desejos, expectativas, emoções e frustações. |
Keywords: | Educar pela pesquisa Ensino de história História oral População quilombola Produção do saber histórico Produto educacional |
Is part of: | Educar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16920 |
Appears in Collections: | História (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAURO_ROBERTO_FERREIRA_OLIVEIRA-ProdEduc.pdf | 15,94 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.